Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio em Psicologia Jurídica - Projeto Acolher Remoto
Iara de Souza Magalhães Gabriel, Bruno Feital Barbosa Motta

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio em Psicologia Jurídica

Projeto Acolher Remoto


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Iara de Souza Magalhães Gabriel, discente do 8º período sob supervisão do professor Bruno Feital Barbosa Motta.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 138 horas, sendo 118 horas práticas e 20 horas de supervisão, e ocorreu no formato remoto.

Objetivo geral: realizar acolhimento psicológico online a mulheres vítimas de violência. Objetivos específicos: oferecer acolhimento psicológico online às mulheres vítimas de violência através do perfil no instagram e pelo site do projeto acolher, e produzir material informativo sobre o tema. Público alvo: mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica em geral.

Práticas, procedimentos e intervenções:

Dentre as horas de supervisão foram estudados e discutidos os temas que envolvem à violência doméstica e contra mulher, sob a base teórica da Justiça Restaurativa. Também foram realizadas atividades e discussões através de leituras sobre a Comunicação Não Violenta ao longo do estágio. Todas as discussões e leituras eram voltadas ao público alvo do estágio.

Nas horas de prática foi realizada a criação de material voltado às vítimas de violência doméstica e o público em geral, com propósito de levar informações a respeito do tema e das portas de entrada da rede onde as vítimas possam obter ajuda. Esse material foi divulgado através de plataformas online, sendo elas: o site (www.projetoacolher.net) e o instagram (@projetoa.colher) do Projeto Acolher. Ainda nessas plataformas, foram realizados plantões de acolhimento às vítimas, que poderiam ser atendidas pelo campo de mensagens do instagram ou de forma anônima pelo chat do site.

Com a criação dos materiais e a prática aplicada nos plantões, foi possível observar as demandas e necessidades das mulheres vítimas de violência, e compreender que nem sempre a denúncia em si é o suficiente. Nas discussões sobre Justiça Restaurativa e Psicologia Jurídica, conseguimos estudar e analisar o funcionamento da delegacia e demais portas de entrada da rede onde essas mulheres buscam por ajuda.

O principal objetivo buscado pelo projeto foi criar um espaço, uma plataforma, onde essas mulheres pudessem ser acolhidas e auxiliadas da melhor maneira possível. Bem como esclarecer dúvidas e levar informações de qualidade para o público em geral sobre o tema.

Competências e habilidades:

Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar; saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.