Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Interação com Pais
Amanda Zanini, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-03

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Amanda K. Zanini, discente do 10° período, sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10/08/2020 à 30/11/2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do estágio: Realizar trabalhos de orientação de pais, na forma de grupo e utilizando-se de ferramentas remotas como o WhatsApp. O grupo foi organizado por temas específicos, tanto indicado pelos próprios participantes quanto pelos administrados, e relacionados às demandas infantis tendo um tempo limitado. O estagiário irá interagir com os pais através de elaboração de materiais sobre o tema e respondendo às demandas levantadas pelos pais.

Público alvo: Pais ou responsáveis de crianças com Transtorno Opositor Desafiador.

Práticas, procedimentos e intervenções: Foi criada uma página no Instagram para conseguir um alcance maior do público, após ter feito isso foi criado um grupo no WhatsApp para interação com os pais. No início da interação, deixamos um espaço aberto para que os participantes deixassem suas maiores queixas, duvidas, dificuldades. Após selecionar os temas mais sugeridos, eram feitos posts, explicativos sobre o assunto, também foram enviados vídeos explicativos, com dicas. Foi bacana ver como os pais compartilharam suas experiências entre eles. Tivemos também pais que achavam que o(a) filho(a) poderia ter o transtorno e com a ajuda do grupo tiraram suas dúvidas e procuraram profissionais. A procura por este tema não foi muito grande, mas foi um trabalho que teve um desenvolvimento muito satisfatório.

Abordamos em especifico sobre o TOD (Transtorno Opositor Desafiador), ele e dividido por três categorias: Humor raivoso/Irritável (Com frequência perde a calma, é sensível ou facilmente incomodado, raivoso e ressentido), Comportamento Questionador/Desafiante (questiona figuras de autoridades, desafia acintosamente ou se recusa a obedecer regras e pedidos de figuras de autoridade, incomoda outras pessoas, culpa  outros por seus erros ou mau comportamentos) a e Índole Vingativa (é malvado ou vingativo por pelo menos duas vezes em um período de tempo determinado). Logo após alguns pais se identificaram dizendo que seus filhos teriam uma ou mais características, e então aproveitando a resposta explicamos que o transtorno possui três gravidades sendo Leve (os sintomas se limitam apenas a um ambiente exemplo: casa, escola, com os colegas...), Moderada (alguns sintomas são presentes em pelo menos dois ambientes) e Grave (os sintomas já são presentes em três ou mais ambientes). A partir de então percebeu-se que tudo estava se tornando mais esclarecedor no fato de que nem sempre é identificado um transtorno da noite pro dia, e que uma característica não diz tudo sobre seu filho, existem também fases que todas crianças enfrentam e os pais só precisam de procurar ajuda profissional para passar por elas.

Competências e Habilidades: O estágio foi de extrema importância, acrescentando conhecimento maior sobre o transtorno abordado. Ademais, obtivemos novos recursos, praticando o estágio em formato remoto, e trazendo novidades também como exercer a técnica de intervenção em grupo dessa forma. Foi possível identificar e analisar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo, apresentar trabalhos e discutir ideias em público, coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros

Através desse estágio ampliamos nossa área de conhecimento, aprendendo novas técnicas de intervenção, um manejo diferente para falar sobre temas específicos e comuns para um grupo em questão. Foi de grande aproveitamento, conhecer uma nova técnica e trabalhar com a mesma, obtendo uma interação melhor, sanando duvidas do assunto, como também aprendendo mais sobre o assunto, pesquisando e adquirindo um conhecimento maior através das dúvidas geradas pelos pais.

Referências bibliográficas:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1314.pdf

https://www.scielo.br/pdf/rbp/v26n4/a13v26n4.pdf