Última alteração: 2020-12-02
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Mariele De Cassia Alexandre, discente do 4º período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.
Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.
Público-alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.
Competências e habilidades: O estágio foi essencial para obter mais conhecimento na área, para adquirir habilidade em aplicação, correção, análise de testes psicológicos e criação de laudos, para o lado pessoal aprendi a ser mais paciente com as pessoas e me autoanalisar em determinadas situações. É de extrema importância na área profissional por ser essencial saber identificar fatores fundamentais da personalidade de um sujeito, e começar a desenvolver habilidades e competências na área de processos avaliativos, pude também assimilar melhor a teoria com a prática e ter maior absorção de conteúdo.
Referências bibliográficas usadas como suporte:
Servelhere, K. R., Fernandes, Y. B., Ramina, R., & Borges, G. (2011). Aplicação da escala SF-36 em pacientes operados de tumores da base do crânio. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery, 30(02), 69-75.
Almeida-Brasil, C.C., Silveira, M.R., Silva, K.R., Lima, M.G., Faria, C.D.C.M., Cardoso, C.L., Menzel, H.J.K., & Ceccato, M.G.B. (2017). Qualidade de vida e características associadas: aplicação do WHOQOL-BREF no contexto da Atenção Primaria à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 22(5), 1705-1716.
Bueno, J. M. H., de Lira Correia, F. M., Abacar, M., de Albuquerque Gomes, Y., & Júnior, F. S. P. (2015). Competências emocionais: estudo de validação de um instrumento de medida. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 14(1), 153-163.
Oliveira, F. E. M., Ferreira, M. C., Luz, R. C. M., Fernandes, C. S., Assis, C. F., D'Augustin, J. F., ... & Pinho, V. D. (2008). Inventário de Empatia (IE): Desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 7(3), 321-334.
MaCrae, R. R. & Costa, P. T. (1987). Validation of the five-factor model of personality across instruments and observers. Journal of Personality and Social Psychology. Journal of Personality and Social Psychology, 52(1), 81-90. Retrived from https://psycnet.apa.org/record/1987-15614-001. Doi: 10.1037/0022-3514.52.1.81
American Psychiatric Association (2004). DSM-V: Manual de Diagnostico e Estatística das Perturbações Mentais (5° Ed). Lisboa: Climepsi Editores.