Última alteração: 2020-12-02
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia: Laila Silva Alves, discente do 4º período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.
Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu de no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.
Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.
Competências e habilidades:
Adquiri habilidades na confecção de questionários de avaliação psicológica, bem como competências na aplicação de testes, sendo possível avaliar as informações importantes de hipóteses que me levaram a compreender as características comportamentais, emocionais e psicológica dos indivíduos avaliados. Pude também observar semelhanças entre comportamentos entre determinados fatores e subfatores dos questionários aplicados equiparando as bases teóricas pesquisadas.
Através das experiências com os processos psicológicos, pude em minha experiência pessoal detectar comportamentos que necessitam de melhoria e atenção.
Aprendi que a avaliação psicológica possibilita examinar, comparar e analisar características particulares de cada indivíduo, fazendo com que esse tome consciência de seu sofrimento e assim poder assumir uma atitude de cooperação para com seu próprio processo terapêutico.
O estágio mesmo que remoto contribuiu para muito, mostrando que as avaliações podem ser preventivas, uma vez que identifica precocemente riscos, forças e fraquezas do ego e a capacidade de enfrentar situações. As orientações e ensinamentos do supervisor Alexandre Augusto Macedo Corrêa, tanto nos conhecimentos teóricos e na aplicação dos instrumentos, me deram suportes necessários e enriquecedores para o meu crescimento acadêmico.
Referências:
Mendes, Lorena Samara, Nakano, Tatiana de Cássia, Silva, Izabella Brito, & Sampaio, Maria Helena de Lemos. (2013). Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(2), 428-445. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200013
Laguardia, Josué, Campos, Mônica Rodrigues, Travassos, Claudia, Najar, Alberto Lopes, Anjos, Luiz Antonio dos, & Vasconcellos, Miguel Murat. (2013). Dados normativos brasileiros do questionário Short Form-36 versão 2. Revista Brasileira de Epidemiologia, 16(4), 889-897. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2013000400009
Kluthcovsky, Ana Cláudia G.C., & Kluthcovsky, Fábio Aragão. (2009). O WHOQOL-bref, um instrumento para avaliar qualidade de vida: uma revisão sistemática. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 31(3, Suppl. )https://doi.org/10.1590/S0101-81082009000400007
Almeida-Brasil, Celline Cardoso, Silveira, Micheline Rosa, Silva, Kátia Rodrigues, Lima, Marina Guimarães, Faria, Christina Danielli Coelho de Morais, Cardoso, Claudia Lins, Menzel, Hans-Joachim Karl, & Ceccato, Maria das Graças Braga. (2017). Qualidade de vida e características associadas: aplicação do WHOQOL-BREF no contexto da Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 22(5), 1705-1716. https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.20362015
Carnavarro M.C.(2007) Inventário de Sintomas Psicopatologicos(BSI)uma revisão crítica dos estudos realizados em Portugal(pp,305-330)
Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa, & Santos, Natalie Nobrega. (2015). Desenvolvimento da Compreensão Emocional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 339-348. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348
Bueno, José Maurício Haas, Correia, Fernanda Maria de Lira, Abacar, Mussa, Gomes, Yves de Albuquerque, & Júnior, Francisco Santos Pereira. (2015). Competências emocionais: estudo de validação de um instrumento de medida. Avaliação Psicológica, 14(1), 153-163. Recuperado em 27 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712015000100018&lng=pt&tlng=pt.
Falcone, Eliane Mary de Oliveira, Pinho, Vanessa Dordron de, Ferreira, Maria Cristina, Fernandes, Conceição dos Santos, D'Augustin, Juliana Furtado, Krieger, Stèphanie, Plácido, Monique Gomes, Vianna, Keyth de Oliveira, Electo, Lucimar da Costa Torres, & Pinheiro, Layse Costa. (2013). Validade convergente do Inventário de Empatia (IE). Psico-USF, 18(2), 203-209. https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000200004
Silva, Izabella Brito, & Nakano, Tatiana de Cássia. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, 10(1), 51-62. Recuperado em 27 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100006&lng=pt&tlng=p