Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Acolhimento por meio remoto
saulo silva martins gomes, Jfete Souza Moraes

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório Final de Estágio Supervisionado Concentrado

Nome: Saulo Gomes da Silva Martins

Curso: Psicologia Período: 10°

Professor(a) Orientador: Jfete Moraes de Souza

Período do Estágio: 16/08/2020 a 24/11/2020              Carga Horaria: 60 horas

Objetivo Geral do Estágio: Acolhimento por meio remoto, sendo usado redes sociais como facebook e Instagram como meio de comunicação com o indivíduo.

Objetivo Específico: Devido a pandemia, meios de fazer estágios foram criadas para não atrasar nossa formação, que já estava em fase final.

Então foram criados grupos de acolhimentos, para assim a gente poder ter um contato com o indivíduo e tentar de alguma forma fazer a escuta que ele tanto necessitava no momento.

Começou as orientações, o professor que nos orientava então passou que iriamos fazer os atendimentos, por meio de conversas no Instagram e facebook, de princípio aceitamos e achamos que seria viável e útil para nossa formação.

Nos dividimos, onde cada aluno escolheu dois dias da semana e seus horários que estaria ali online e disponíveis, para assim entrar em contato com a pessoa que procurava por um acolhimento e então marcava o dia e a hora da conversa.

Nos primeiros dias, apareceu algumas pessoas querendo ser ouvidas, ou melhor querendo conversar, pois os atendimento no principio foram feitas por mensagens de texto, onde não era possível a gente saber de verdade que estava ali, o que queria realmente expressar, o que ela estava entendo da nossa conversa, pois para um bom atendimento precisamos ver, ouvir e sentir a expressões do indivíduo, pois só assim poderemos ter uma noção e tentar entender a verdadeira queixa que ele traz consigo.

Foi passando algum tempo e nas orientação era muito discutido, a questão desse atendimento por não está sendo viável, por não ter um bom resultado e por falta de sigilo de alguns colegas de curso, pois todos tinham acesso as redes sociais e acabavam entrando nas conversas e olhando, quebrando assim o sigilo e a descrição de cada paciente.

Com o tempo viro a necessidade de mudar a forma de atendimento, passando então para nós que fosse feita por vídeo chamada pelo meet e pelo zoom, mesmo si o paciente não quisesse aparecer ele ao menos falasse por meio de áudio.

Nesse momento eu estava acolhendo duas pessoas, então entrei em contato com elas e expliquei a mudança que havia sido passada para os atendimentos, por meio dos nossos orientadores e as mesmas concordaram de fazer a mudança no atendimento, então agendei o dia e a hora que pra elas eram melhor, pois queria que as mesmas si sentisse confortável a falar para que o nosso trabalho pudesse ser de grande valia, mais no dia de cada uma marcada as mesmas não compareceram ao atendimento, então entrei em contato novamente e remarquei, na qual as duas deram uma justificativa e remarcaram os atendimento.

No dia marcado entrei e fiquei a espera para o atendimento por cerca de meia hora, nada delas aparecerem, foi então que percebi que elas não queriam mais o atendimento, ai parei e fiquei tentando imaginar o porque não quer, ai veio varias ideias, por não sentir confortável no seu ambiente para poder falar, por não ter um compromisso com o atendimento, as vezes por chegar alguém, por ser um meio de atendimento novo que ainda nem todos estão disposto a utilizar.

Durante esse estágio, fiz algumas reflexões sobre o atendimento que estava sendo oferecido, pois me coloquei no lugar de um paciente e fiquei imaginando si realmente que estava ali por detrás da tela era um profissional, si eu iria me sentir bem com esse atendimento, si haveria sim sigilo por parte do profissional, enfim percebi que si fosse eu no lugar de paciente também não iria continuar com os atendimentos, pois hoje em dia tem tanto golpe na internet e tanta coisa falsa, então não iria me sentir seguro para falar das minhas angustias e sofrimentos para uma pessoa que nunca vi, em ouvi falar. Percebi que não levo jeito para atendimentos remotos, e sim para o presencial, mais tudo na vida é aprendizado.