Última alteração: 2020-12-01
Resumo
A Comunicação Alternativa é uma área da tecnologia assistiva, direcionada especificamente à ampliação de habilidades de comunicação. É uma forma comunicativa que substitui ou complementa a fala, por meio de recursos pedagógicos adaptados para minimizar limitações funcionais no processo de comunicação. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar o ponto de vista dos professores, do diretor e supervisor do Ensino Fundamental I sobre o uso da comunicação alternativa para auxiliar os alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem e na efetiva inclusão na escola Municipal Padre Geraldo Breyer, com sede na cidade de São Geraldo-MG. Quanto a metodologia, classifica-se como uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e descritiva. A coleta das informações foi realizada através de uma entrevista com a supervisora e a diretora das escola, também foi aplicado um questionário aos professores. A análise dos dados foi processada mediante o software Iramuteq e o Excel da Microsoft Office 365. Com base nos resultados, pode-se concluir que a utilização da comunicação alternativa na escola Municipal Padre Geraldo Breyer, contribui para promover a inclusão, e auxiliar no ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades ou ausência na fala.
Palavras-chave: comunicação alternativa; ensino-aprendizagem; deficiência e inclusão.