Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Grupo Acolhimento
Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Leila Médice Pacheco Bigogno, discente do 6° sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 20/08/2020 à 30/11/2020, com carga horária total de 60 horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19. Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social. Práticas, procedimentos e Intervenções: Durante o estágio de Psicologia Social, o grupo elaborou templantes para divulgação do nosso trabalho de estágio nas redes sociais , questionários e planilhas para o organizar os atendimentos, também fiz duas triagens com pacientes que buscaram no projeto o atendimento de acolhimento, afim de aliviar suas angústias, tristezas e sofrimentos relacionado a transtornos já diagnosticados e também relacionados as questões vividas durante a pandemia do COVID 19. As pacientes foram ouvidas por mim e foram encaminhadas aos estagiários (as) que ficaram encarregados pelo acolhimento e para observações, intervenções e recursos que precisaram ser utilizados durante o atendimento aos referidos pacientes. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.
Referência bibliográfica:
CHAMMAS, D. Triagem estendida: um modo de recepção de clientes em uma clínica-escola de Psicologia. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.