Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio Concetrado
Nathalya Marques, Pedrita Paulino

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Nathalya de Paula Marques, discente do 10° Período sob supervisão da Professora Pedrita Reis Vargas Paulino.

Este relatório abrange o período de data inicial 19/08/2020 e data final 12/12/2020, com carga horária total de 250 horas que ocorreu no formato Presencial no Grupo ASAS – Amigos Sempre Amigos.

Objetivo do Estágio:

  • Geral: acolher a demanda inicial de sujeitos que procuram o grupo Asas.
  • Objetivos específicos: identificar as demandas psicológicas recentes enviadas ao grupo; fazer o acolhimento em saúde mental e encaminhar; organizar os dados e fazer a devolutiva para a coordenação do grupo.

Público alvo:

Indivíduos de todas as idades e gêneros que buscaram o trabalho voluntário ofertado pelo Grupo ASAS, por julgarem necessário acompanhamento psicológico.

Práticas, procedimentos e Intervenções:

Nesses quatros meses de estágios, consegui acompanhar seis indivíduos das quais tive experiências incríveis. De início foi usado instrumento de Anamnese e de acordo com cada demanda avançamos realizando as intervenções. Paciente M.L, feminino, 14 anos apresentava transtorno de ansiedade social, na qual trabalhamos com ela sobre a assertividade, técnicas para o dia a dia, diários das emoções, hoje se encontra em uma condição melhor incluindo relacionamentos interpessoal e até mesmo a forma de se vestir. G.B, feminino, 10 anos, apresentava Dislexia/TDAH, realizamos alguns desenhos de Ligue os Pontos, treinamento de habilidades sociais, cronograma de rotina, atuando também nas emoções e sentimentos, hoje se encontra mais calma, menos ansiosa e consegue realizar suas tarefas do dia a dia. Os demais pacientes foram acolhimentos de imediato e que também construíram muito para meu desempenho acadêmico.

Competências e habilidades:

Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

DE SOUZA FORMIGONI, Maria Lucia Oliveira; CARNEIRO, Ana Paula Leal; AVALLONE, Denise De Micheli. INTERVENÇÃO BREVE. PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÃO PASSO A PASSO, [S. l.], p. 5-13, 18 abr. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Positivo/Downloads/INTERVEN%C3%87%C3%83O%20BREVE.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

DE CARVALHO, Marcele Regine; MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes; RANGÉ, Bernard P. Psicoeducação: em Terapia Cognitivo-Comportamental. [S. l.]: Sinopsys, 2019. Disponível em: https://www.sinopsyseditora.com.br/upload/produtos_pdf/1243.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

DE ARAÚJO, Neuraci Gonçalves; RUBINO, Juan Pablo; DE OLIVEIRA, Maria Inês Santana. AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA CLÍNICA: EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. [S. l.]: Sinopsys Editora e Sistemas Ltda, 2018. Disponível em: https://www.sinopsyseditora.com.br/upload/produtos_pdf/1062.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.