Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES E DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS EMPRESAS
Lucia Helena Tostes Assis Galinari, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Lúcia Helena Tostes de Assis Galinari, discente do 8º período sob supervisão do Professor Léo Martins Sampaio. Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 a 15 de novembro de 2020, com carga horária total de sessenta (60) horas e ocorreu no formato parte presencial e parte remoto. Objetivo Geral: Realizar o diagnóstico organizacional da empresa Lopas  através  da aplicação de uma pesquisa de clima organizacional a fim de propor  melhorias nas políticas  internas.  Objetivos Específicos: Avaliar as políticas internas da Lopas e elaborar um questionário de pesquisa de clima de acordo com a necessidade da empresa; Criar estratégias de divulgação e adesão por parte dos colaboradores; propor melhorias baseadas nos resultados da pesquisa.  Público Alvo: Gestores e colaboradores de empresas Práticas/procedimentos: Segundo Chiavenato (2007), a sociedade moderna é uma sociedade de organizações, elas são sistemas complexos, onde as atividades humanas estão presentes em diversos níveis. As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí, a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários (Chiavento, 2014). Assim é possível perceber a importância da presença das pessoas nas organizações e vice-versa. Podemos dizer que é uma via de mão dupla, as organizações precisam das pessoas para que possam funcionar, assim como as pessoas precisam das empresas para satisfazerem suas necessidades  econômicas, profissionais, intelectuais, etc. Essa interação é contínua e fundamental para ambos, e o setor de gestão de pessoas tem um papel fundamental nesse processo. Araújo (2006) diz que as pessoas da organização que forma o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima organizacional favorável que conduz a resultados. Esse é chamado capital humano, que serve de combustível e faz a máquina (organização) andar e chegar ao destino. Se o colaborador é parte essencial para a promoção de um clima organizacional favorável, então é necessário que a organização propicie essas condições, para isso é preciso avaliar periodicamente esse clima e propor estratégias de melhorias contínuas no ambiente de trabalho. Essa avaliação é feita através da pesquisa de clima organizacional. A pesquisa de clima organizacional envolve várias etapas: elaboração do questionário, conscientização de toda a empresa, aplicação, tabulação dos dados e diagnóstico com elaboração de um plano de ação, devolução do resultado aos colaboradores e acompanhamento da execução das ações.  Bispo (2006) diz que A pesquisa de climas é uma ferramenta objetiva e segura, isenta de  comprometimento com a situação atual, em busca de problemas reais na gestão dos Recursos Humanos. A análise, o diagnóstico e as sugestões, proporcionados pela pesquisa, são valiosos instrumentos para o sucesso de programas voltados para a melhoria da qualidade, aumento da produtividade e adoção de políticas internas.   Foi apresentado pelo professor da disciplina o objetivo do projeto e um cronograma das etapas a serem realizadas: Elaboração do questionário, estratégias de divulgação e adesão dos colaboradores, confecção de material para divulgação, aplicação da pesquisa, tabulação dos dados e diagnóstico organizacional, plano de ação.  O professor apresentou  um questionário modelo e junto com os alunos foram feitas as adaptações de acordo com as necessidades e realidade da empresa Lopas; Todos os alunos foram apresentando estratégias de divulgação e adesão no grupo do whatsapp, pois devido à pandemia, a maioria das reuniões foram on-line. A partir das sugestões apresentadas  foram desenvolvidos flyers, banners, raspadinha da sorte para sorteio de prêmios a quem participasse.  Devido ao número elevado de colaboradores da empresa (750), a aplicação da pesquisa foi realizada em 6 dias consecutivos, no mês de outubro de 2020. Após a tabulação e análise dos dados, foi feito um diagnóstico da empresa e um plano de ação com sugestões de melhorias será entregue à direção. O resultado do trabalho será apresentado a todos os colaboradores, bem como as ações a serem implementadas, de acordo com a diretoria. Este trabalho proposto pela disciplina de Gestão de Pessoas às turmas do 8º e 10º períodos do curso de Psicologia do Centro Universitário Governador Ozanan Coelho (UNIFAGOC), foi de grande  aprendizado acadêmico pois vimos na prática o que nos é passado na teoria, o que é de fundamental importância para uma boa  preparação dos discentes, visto que parte do  projeto foi realizado in loco.  Também de grande relevância pessoal pois devido ao momento atual de isolamento social e a questão da biosegurança, conseguimos realizar um trabalho muito relevante, intercalando fases totalmente desenvolvidas on-line e outras poucas de forma presencial, o que não interferiu na qualidade do resultado final do projeto.

 

Referências:

Araújo, L.. C. G.  Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. Atlas 2006

Bispo, C.A.F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Scielo 2006. Acessado em 10/11/2020

Chiavenato, I.  Administração de Recursos Humanos. Atlas  2007

Chiavenato, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos na organização. Manole 2014