Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico Geraldo Antonio Sabino Carneiro, discente do 10° período de Psicologia, sob a supervisão da Professora PEDRITA REIS VARGAS PAULINO.
Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 20 de novembro de 2020, com carga horária total de 60 horas, sendo 20 horas de supervisão na modalidade remota e 40 horas de prática na modalidade de formulação e criação de conteúdo, postagens em aplicativo *Instagram*, projeto Psicointeração.
Objetivo do Estágio:
Desenvolver criação de conteúdos para que possam gerar resultados e informações em questões e assuntos diversos no campo da psicologia, para que possa haver aprendizado, interação, possíveis acolhimentos e encaminhamentos de demandas.
Público Alvo:
População em geral que tenham acesso a redes sociais com demandas que possam ser acolhidas, analisadas e encaminhadas para os atendimentos.
Práticas Procedimento e Intervenções:
Em um ano atípico para todos, tivemos a oportunidade de desenvolver novas habilidades de competências em nossa formação. Atuar de forma integrada com as equipes sempre foi um marco da instituição, mas o momento que passamos de distanciamento social, exigiu habilidades de interação remota, com um aprendizado tecnológico de extrema relevância para dar conta de aproximar clientes e equipe. Para isso a proposta foi a formulação de conteúdos que pudessem, em alguma medida, minimizar o distanciamento e o cuidado em saúde mental.
Entendendo a psicoeducação enquanto o ensino de princípios e conhecimentos psicológicos relevantes para o cliente e um dos princípios da terapia cognitivo-comportamental (TCC), durante o período de criação de conteúdo, foram abordados temas que a equipe considerou como de relevância e que pudesse despertar nos leitores o interesse a tais informações. As temáticas e práticas foram pautadas em um formato de psicoeducação, baseados na teoria da TCC, sempre discutidos e direcionados em supervisão para assim alcançar as interações desejadas. Não poderia deixar de citar que em nossas abordagens passamos por meses chaves em campanhas de conscientização e saúde, e não deixamos de abordar as temáticas no outubro rosa e o novembro azul. Sabe-se que estas campanhas já são relevantes no cenário nacional, mas demos ênfase nestas campanhas à psicoeducação, buscando trazer para além da informação, propostas de modificação nas vidas destes leitores.
Competências e habilidades:
Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo, terapêutico ou psicoterapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapias; saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional; e elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive material de divulgação.
Referências bibliográficas:
CARVALHO, M. R. D; MALAGRIS, L. E. N; RANGÉ, Bernad P. Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental. 2. ed. Novo Hamburgo: SINOPSYS, 2020. p. 1-350.