Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado na área de Psicologia Escolar, da acadêmica de Psicologia Roberta Adriana Silva Martins Andrade, discente do 10º período, sob supervisão da professora Gabriela Silveira Meireles. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 120 horas, tendo ocorrido na modalidade remota. Objetivo do Geral: Construir um material orientativo no formato de e-book sobre técnicas de contação de histórias destinado a professores(as) de todos os segmentos educacionais. Público-alvo: Professores(as) de todos os segmentos educacionais, podendo se estender a pais, profissionais de contação de histórias e acadêmicos(as) de Psicologia que se interessem por práticas alternativas em Psicologia Escolar. Práticas, procedimentos e intervenções: A ideia partiu de uma experiência anterior em arte-educação, em decorrência de um Workshop realizado em 2019, na IV Semana Acadêmica de Pedagogia do UNIFAGOC (Centro Universitário Governador Ozanam Coelho). O workshop gerou o e-book “Era uma vez... Como contar desta vez?”, que fez parte do repertório de oficinas oferecidas no Capacitador Cênico Escola de Artes Cênicas. O desafio agora foi direcionar o trabalho para a área da Psicologia Escolar. Além de parte do material do Workshop, também foi acrescida uma pesquisa bibliográfica com os seguintes descritores: “contação de histórias”, “educação”, “psicologia”, “pedagogia”, “tradição oral” e “oralidade”. Com este trabalho, ressalta-se a importância dada à memória nas sociedades tradicionais, pois a memória era o único recurso para armazenar e transmitir o conhecimento às futuras gerações. (TORRES; TETTAMANZY, 2008). Foi possível perceber, ainda, que a temática da Arte é extremamente pertinente à Psicologia Escolar, ou seja, como um “importante veículo para que as crianças, professoras, pais e mães repensem o contexto educacional e sua realidade de ‘assujeitamento’, buscando construir ações emancipatórias” (SILVA, 2004, p. 197). Habilidades e competências: analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, no contexto da Psicologia Escolar; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais. Referências bibliográficas usadas como suporte: SILVA, Silvia Maria Cintra da. Arte e educação: na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar. Pro-Posições, v. 15, n. 2, p. 187-199, 2004. TORRES, Shirlei Milene; TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Revista Eletrônica de Crítica e Teoria de Literaturas, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jan.-jun., 2008.