Última alteração: 2020-11-28
Resumo
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
- Relatório de estágio supervisionado concentrado) do(a) acadêmico(a) de psicologia Rayane Massardi de Souza discente do 10º período - sob supervisão do(a) Professor(a)Cristina Toledo.
- Este relatório abrange o período de (10/08/2020 a 30/11/2020), com carga horária total de (100h) e ocorreu no formato remoto.
Objetivo do Estágio: Orientar os pais que estão enfrentando desafios com seus filhos, nesse período de quarentena imposto pelo covid-19.
Público alvo:Pais que tenham filhos até 10 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções:
Para Hiluey 2007, ao utilizar-se a prática do grupo de reflexão inclusive com pais, fornece diretrizes teóricas e técnicas fruto de sua proposta e experiência, que oferecem bases para a atividade de orientação de pais e nos dão um esteio para tal prática que é inegavelmente complexa.
Devido ao momento que estamos enfrentando nesse ano de 2020, decidimos fazer o nosso estágio baseado em temas que pudessem orientar os pais que estão lidando com grandes desafios com seus filhos em relação a pandemia do covid-19. Pensando nisso, decidimos criar uma página no Instagram ao qual demos o nome de G.A.P.Q (Grupo de Apoio aos Pais na Quarentena).
Para decidir os temas levantados e orientados, começamos a observar queixas de pais, reportagens falando sobre o Covid-19 e as crianças e também a partir dos nossos conhecimentos adquiridos durante a faculdade e convivência cotidiana. Toda semana abordamos um tema diferente, dentre eles escolhemos, medidas preventivas do covid-19, onde trouxemos dicas lúdicas e divertidas de conscientizar as crianças; o desafio do ensino remoto, com dicas para criar horários, ambientes adequados para realizar as atividades e outras dicas; Episódios de ansiedade, estresse e raiva, esse post foi mais informativo sobre as crianças e os episódios de ansiedade, estresse e raiva e algumas dicas; Envolvimento excessivo com smartphone, computador e outros eletrodomésticos, demos dicas como: criar horários e regras para uso, fazer passeios seguros e outros. Cada post foi feito através de pesquisas e de forma bem lúdica e fácil vocabulário para entendimento de todos.
A metodologia na qual se baseia uma intervenção, quer seja para orientação de pais quer seja para psicoterapia com pais, leva em conta esta nova perspectiva, na qual o que ocorre nesta área de interação entre as pessoas presentes, não ocorre meramente em função de uma soma de subjetividades. A interação é percebida por todas as pessoas envolvidas, dependendo da qualidade do vínculo que se estabeleceu entre elas. (Hiluey, 2007)
Competências e habilidades:
Todos os estágios trazem um grande aprendizado para vida acadêmica, mas esse período em especifico trouxe a oportunidade de inovar. Não estávamos adaptados a esse modelo remoto, e poder vivenciar toda essa mudança, gerou preocupação, mas ao mesmo tempo reforçou a capacidade de nos reinventar e aderir a um novo modelo de atuação na área da psicologia, nos fazendo buscar cada vez mais conhecimentos teóricos. Assim como o modelo remoto, o tema escolhido me proporcionou ótimas experiências, como por exemplo, poder orientar os pais nesse momento difícil referente a pandemia do covid-19, um momento marcante na vida de todos nós. Todos os conhecimentos adquiridos nesse estágio vão contribuir muito,tanto para a minha vida enquanto futura profissional, quanto, na vida pessoal.
Referências bibliográficas:
Hiluey, A. A. G. S. A FORMAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO DE PAIS: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR. I Encontro Latino-americano de Crianças e de Adolescentes da SBPSP, 2007.