Última alteração: 2020-12-01
Resumo
O trabalho tem por finalidade analisar as etapas do desenvolvimento humano através da realização de testes com crianças, com intuito de observar o desenvolvimento. Trata-se de uma avaliação qualitativa e de natureza aplicada. A pesquisa tem por objetivo identificar se há existência ou não de complexidade na execução das atividades na primeira infância. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista sobre a vida da criança com os pais (anamnese), e uma avaliação com a criança baseada no manual de avaliação motora - EDM, afim de compreendermos até onde vai o conhecimento dos pais sobre o papel do desenvolvimento humano na fase da infância, ressaltando importância dele na formação da criança, e de como pode contribuir para o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Aita, Elis Bertozzi., & Facci, Marilda Gonçalves Dias. (2011). Subjetividade: uma análise pautada na Psicologia histórico-cultural. Psicologia em Revista, 17(1), 32-47. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000100005&lng=pt&tlng=pt.
Asbahr, Flávia da Silva Ferreira, & Nascimento, Carolina Picchetti. (2013). Criança não é manga, não amadurece: conceito de maturação na teoria histórico-cultural. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(2), 414-427. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200012
Brêtas, José Roberto da Silva, Pereira, Sônia Regina, Cintra, Cintia de Cássia, & Amirati, Kátia Muniz. (2005). Avaliação de funções psicomotoras de crianças entre 6 e 10 anos de idade. Acta Paulista de Enfermagem, 18(4), 403-412. https://doi.org/10.1590/S0103-21002005000400009
Calderaro, Rosana Simão dos Santos, & Carvalho, Cristina Vilela de. (2005). Depressão na infância: um estudo exploratório. Psicologia em Estudo, 10(2), 181-189. https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200004
Carvalho, Mariana Coelho, Ciasca, Sylvia Maria, & Rodrigues, Sônia das Dores. (2015). Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem?: Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 32(99), 293-301.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000300003&lng=pt&tlng=p
De Meur, A., & Staes, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1989.
Desenvolvimento (Sf). (2020). Michaelis online. Brasil: Melhoramentos. Recuperado de https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/desenvolvimento/
Medina-Papst, Josiane, & Marques, Inara. (2010). Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, 12(1), 36-42. https://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n1p36
Mota, Márcia Elia da. (2005). Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, 13(2), 105-111. Recuperado em 23 de setembro de 2020, dehttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003&lng=pt&tlng=pt
NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. 2o Edição. São Paulo: Artmed, 2002.
Oliveira, Patrícia Carvalho de, Reis, Mary Lopes, Vandenberghe, Luc, Souza, Márcia Maria de, & Medeiros, Marcelo. (2020). “Sobrevivendo”: vulnerabilidade social vivenciada por adolescentes em uma periferia urbana. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 24, e190813. Epub April 22, 2020.https://doi.org/10.1590/interface.190813
Neves, Jessica Caroliny de Jesus, Souza, Aryane Karoline Vital de, & Fujisawa, Dirce Shizuko. (2017). Controle postural e atividade física em crianças eutróficas, com sobrepeso e obesas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 23(3), 241-245. https://dx.doi.org/10.1590/1517-869220172303157674
Lains, Lucimar Delman, & Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. (2020). Desenvolvimento da atenção mediada e sua relação com práticas pedagógicas. Fractal: Revista de Psicologia, 32(1), 21-30.https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5634
Leontiev, Aléxis N., Luria, Alexander Romanovich.,& Vigotskii, Lev Semenovich.(2010). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (11ª ed). São Paulo: ícone.
Luiz, Andreia Mara Angelo Gonçalves, Gorayeb, Ricardo, Liberatore Júnior, Raphael Del Roio, & Domingos, Neide Aparecida Micelli. (2005). Depressão, ansiedade, competência social e problemas comportamentais em crianças obesas. Estudos de Psicologia (Natal), 10(3), 371-375. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300005
Pratta, Elisângela Maria Machado, & Santos, Manoel Antonio dos. (2007). Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, 12(2), 247-256. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200005
Rebelo, Miguel, Serrano, João, Duarte-Mendes, Pedro, Paulo, Rui, & Marinho, Daniel Almeida. (2020). Desenvolvimento Motor da Criança: relação entre Habilidades Motoras Globais, Habilidades Motoras Finas e Idade. Cuadernos de Psicología del Deporte, 20(1), 75-85. Epub 29 de junio de 2020. Recuperado en 11 de noviembre de 2020, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232020000100007&lng=es&tlng=pt.
Russo, Maria de Fátima. (2012). Alfabetização: um processo em construção. (6ª ed.). São Paulo: Saraiva.
Sacchi, Ana Luisa, & Metzner, Andreia Cristina. (2019). A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 100(254), 96-110. Epub May 16, 2019.https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804
Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos, & Ferracioli, Marcela de Castro. (2020). Prevalência de crianças identificadas com dificuldades motoras. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(2), 525-538.https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1847
Sifuentes, Thirza Reis, Dessen, Maria Auxiliadora, & Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de. (2007). Desenvolvimento humano: desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(4), 379-385. https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000400003
Silva, Fabíola Helena Oliveira Brandão, & Cavalcante, Lilia Iêda Chaves. (2015). Rotinas Familiares de Crianças com Necessidades Especiais em Família Adotiva. Psicologia: teoria e Pesquisa, 31(2), 173-180. https://doi.org/10.1590/0102-37722015021920173180
Wallon, Henri. (2010). A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes.