Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Acolhimento em tempo de pandemia
Dyanny Kerolein dos Santos Francisco, Jefte Moraes Souza

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Dyanny Kerolein dos Santos Francisco, discente do 10º período sob supervisão do Professor Jefte Moraes Souza. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 68 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Realizar acolhimento

Público alvo: Pessoas que necessitam de uma escuta e orientação psicológica

Práticas, procedimentos e Intervenções: Para dar início ao estágio, foi realizado a criação das redes sociais, como Instagram e Facebook, onde cada grupo de aluno foi responsável por uma parte. Nós que somos do 10º período, ficamos com a parte de acolhimento, onde fazemos “plantões” e temos que entrar no nosso horário de “plantão” e quem nos procurou mandando mensagens no horário em que estivemos online, entraríamos em contato com a pessoa e realizamos o acolhimento.

O plantão realizado por mim ocorreu às terças-feiras no horário de 17 às 19 horas e as quintas-feiras de 16 às 18 horas, e foi mantido à disposição de qualquer pessoa que necessite. O acolhimento era feito da seguinte maneira, quando a pessoa mandava a mensagem, era explicado como era realizado o acolhimento, a pessoa passava um telefone de contado e era marcado um dia e horário para entrar em contato com essa pessoa, seja ela por meio de ligação ou vídeo chamada pelo meet não sendo necessária a câmera ficar ligada. Então assim, o acolhimento era feito, sendo ouvido as questões da pessoa, e então era explicado como essa pessoa poderia fazer um atendimento psicológico com profissionais já formados, seja por meio do SUS ou algum dos parceiros do Nise, que eram ex alunos de psicologia já formados e que tinham uma parceria com este estágio fazendo um preço mais em conta.

Pelo fato de o estágio ter acontecido de forma remota, essa foi a maneira que encontramos de dar um acolhimento à quem precisa. De forma resumida, o plantão pode ser caracterizado por três ângulos: o da instituição, com a organização e o planejamento do espaço físico, os recursos disponíveis (humanos ou materiais, rede de apoio externo e outros); o do profissional, da qual exigência refere-se à "disponibilidade" ao novo, ao não planejado; à possibilidade de acolher a demanda daquele que o procura, e o do cliente, que consistei uma referência, um porto seguro para a sua necessidade (Mahfoud, 1987).

Competências e habilidades: Acolher é uma prática necessária que os profissionais de psicologia precisam fazer, para que assim, possam dar uma amenizada na aflição de quem está sendo acolhido. No acolhimento psicológico procura sempre ajudar a pessoa a lidar melhor nas suas questões pontuais que lhe causam sofrimento.

É importância a escuta profissional que se consiste pela postura de respeito e pela receptividade diante à situação existencial, as vivências do sujeito atendido e ao contexto sociocultural no qual está inserido, livrando-se de julgamentos e preconceitos perante as escolhas firmadas. A escuta não se refere à postura passiva por parte do psicólogo; é por meio do diálogo que novos sentidos podem ser criados já que o profissional tem oportunidades de fazer questionamentos e apontamentos. (Braga et al., 2012).

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Braga, T. B. M., Mosqueira, S. M., & Morato, H. T. P. Cartografia clínica em plantão psicológico: investigação interventiva num projeto de atenção psicológica em distrito policial. Temas em Psicologia, 20(2), 555-570. 2012

Mahfoud, M. A Vivência de um Desafio: Plantão Psicológico. In: Rosemberg, R. (org). Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa: São Paulo: EPU, 1987