Última alteração: 2020-12-01
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico do acadêmico de psicologia Bruno Silva Gumier,discente do 4° período sob supervisão da Professora Cristina Toledo.
Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 a 23 de novembro
de 2020, com carga horária total de 50 horas e ocorreu no formato remoto.
Objetivo
O objetivo do estágio foi à criação de um baralho educativo terapêutico lúdico com o nome “Pais e Filhos” para toda família. Contendo 20 cartas com missões para serem realizadas coletivamente. Foi abordado o tema “empatia”, a fim de promover uma brincadeira interação social familiar, principalmente com os pais para conhecer mais seus filhos, comportamentos e até mesmo emoções. Com isso trazendo união com ambos e confiabilidade, segurança e a socialização familiar de forma geral e eficaz
Práticas, Procedimentos e Intervenções
Os procedimentos utilizados foram pesquisas em artigos, imagens extraídas de forma em png da internet com utilização do softer photoshop cs3 para criação as artes do baralho. Após a criação das artes foi enviado para o fornecedor, para impressões das cartas frente e verso em papel A4 e plastificadas. E outro fornecedor para fazer a caixa do baralho contendo a arte principal com nome do baralho juntamente com a logo da Unifagoc e da Clinica de Psicologia Nise.
E por fim foi criado um manual de instrução do baralho contendo as informações de como jogar. Par não ter dúvida e ainda pode usar a criatividade de brincar com o baralho com objetivo proposto.
O baralho terapêutico em termos educacionais traz uma interação para desenvolver a interação social familiar, com pais e filhos. Pois os filhos ficam muito tempo em ambientes externos e adquire automaticamente comportamentos de outras pessoas, culturas e educação. Por esse motivo os pais tem que ter um papel muito importante na vida de seus filhos no desenvolvimento saudável mental e cognitivo.
O desenvolvimento de uma aliança com os pais é importante fonte de informações sobre a vida da criança, tanto no momento presente como afetos, sentimentos, emoções, confiança e o autoconhecimento dos pais sobre seus filhos e, além disso, a auto-observação. Wallon (1978) afirma que é fundamental que a criança tenha a oportunidade de brincar. E através do brincar pode auxiliar na interação com outro e explorar espaços em sentimentos, comportamentos e transparência nas emoções.
Com o jogo do baralho Pais e Filhos é eficaz para ajudar os pais fazer um acompanhamento sobre os filhos com intuito de conduzi-los à reflexão e compreensão sobre a criança, valorizando envolvimento no trabalho terapêutico.
Competências e Habilidades
A partir da minha experiência com estágio adquiri competências e habilidade além da criatividade, proporcionar o desenvolvimento intelectual, e o mais importante o social, motor e emocional. Além disso, viver a realidade da profissão no qual escolhi, pois o curso de psicologia tem diferentes possibilidades atuações, e umas delas experimentei através do estágio de construção de materiais para terapia. Aprendi com as supervisões a priorizar tarefas e processos. Tive a oportunidade de explorar as diversas facetas como criar, pensar em cada detalhe, e ainda pensar como esse material terapêutico pode chegar nas mãos do público alvo.
Com isso, posso dizer que considero um estágio para um preparo acadêmico e até mesmo profissional essencial para alavancar o meu currículo. Nunca imaginei criar um material próprio que poderá ajudar como terapia o público alvo. Fico muito mais confiante e saber que estou no caminho certo do meu curso de psicologia.
Bibliografia
Wallon, H. (1978). As atividades da criança e a sua evolução mental - O jogo. In: Wallon, H. A evolução psicológica da criança. (pp.75-92). Lisboa: Edições.