Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de Psicologia Luana Moreira da Silva, discente do 10° Período da UNIFAGOC, sob supervisão da Professora Analisa Candian Marques.
Este relatório abrange o período de 10 de Agosto a 30 de Novembro de 2020, com carga horária total de 60 horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do estágio: Psicoeducação sobre temas relacionados a saúde mental e oferecimento gratuito de acolhimento no modelo remoto.
Público alvo: Toda a comunidade de adolescentes, adultos e idosos.
Práticas, procedimentos e intervenções: Primeiramente foi criado um Instagram com o nome de Psicointeração onde foram divulgados vídeos, posts sobre os temas selecionados pelos alunos da equipe de marketing e também para um contato com as pessoas que procuravam por acolhimento. O objetivo principal do Instagram era psicoeducar as pessoas que apresentavam interesse pela pagina e sobre os temas que foram trabalhados, para que pudessem adquirir mais conhecimento sobre os temas, esclarecer as duvidas e quebrar alguns preconceitos que poderiam existir diante a temática trabalhada.
A psicoeducação é uma intervenção psicoterapêutica a qual tem como objetivo enfocar mais as satisfações e ambições relacionadas aos objetivos almejados pelo paciente do que uma técnica voltada para curar determinada doença (Authier, 1977). Segundo o autor, a psicoeducação propiciou uma maneira de auxiliar o tratamento das doenças mentais a partir das mudanças comportamentais, sociais e emocionais cujo trabalho permite a prevenção na saúde. Dessa forma, a psicoterapia iniciou um processo de ter um caráter também educativo tanto para o paciente quanto para seus cuidadores cujo objetivo é ensiná-los sobre o seu tratamento psicoterápico para que possam ter consciência e preparo para lidar com as mudanças a partir de estratégias de enfrentamento, fortalecimento da comunicação e da adaptação (Bhattacharjee et al., 2011). Assim, a maneira mais efetiva para auxiliar as pessoas é ensiná-las a se ajudarem, propiciando conscientização e autonomia (Authier, 1977).
Na página da Psico Interação foram abordados diversos temas relevantes sobre a saúde mental, bem como: explicação do que é a psicoeducação, sobre como funciona o acolhimento, sobre o luto, as lutas das pessoas com deficiência, identidade de gênero e identidade sexual, transexualidade, câncer de mama ( aspectos psicológicos envolvidos no diagnóstico e tratamento), saúde do homem ( importância dos cuidados e prevenção), desigualdade e racismo.
O acolhimento que poderia ser feito pelo direct ou whatsaap de acordo com a disponibilidade do paciente e os horários de plantão da equipe que aconteciam durante a manhã, tarde e noite para assim ter um engajamento maior e buscando atender a todos da melhor forma possível trabalhando uma escuta ativa diante ao sofrimento daquele paciente que veio até nós através da página para aliviar a sua dor.
Para Merthy o acolhimento é entendido não como um espaço ou local, mas como uma demanda, uma postura ética proveniente do estabelecimento de uma relação humanizada, responsável e de compartilhamento (GOMES; PINHEIRO,2005). Neves e Rollo (2006), destacam que o acolhimento expressa uma ação de aproximação, estar com estar perto de alguém que envolve uma atitude de inclusão.
Competências e habilidades: Através dessa experiência de estágio pude perceber o quão importante é psicoeducar as pessoas sobre determinados temas para que consigam desmistificar tamanho preconceito existente, tirar as duvidas e fazer com que tenham uma nova visão e perspectiva sobre a saúde mental e diversos temas relacionados. Foram feitas pesquisas sobre os temas e principalmente voltado para acolhimento para melhor atender aqueles que nos procuravam. Foi um grande aprendizado realizar esse estagio remoto onde pude perceber a grande necessidade em desenvolver paginas que ajudam a psicoeducar, acolher e trabalhar a psicologia de uma forma mais leve, podendo interagir com um número satisfatório de pessoas.
Referências bibliográficas usadas como suporte:
Authier, J. (1977). The Psychoeducation Model: Definition, contemporary roots and content. Canadian Journal of Counselling and Psychotherapy, 12(1),15-22. [ Links ]
Bhattacharjee, D., Rai, A. K., Singh, N. K., Kumar, P., Munda, S. K., & Das, B. (2011). Psycho-education: A measure to strengthen psychiatric treatment. Delhi Psychiatric Journal, 14(1),33-39. [ Links ]
GOMES, M.C.P.A; PINHEIRO, R. Acolhimento e vinculo: práticas de integralidade na gestão do cuidado em saúde em grandes centros urbanos. Interface -Comunic., Saude, Educ, v.9, n17, p.287-301, mar/ago.2005. Disponível em: http://.scielo.br/pdf/v9n17/v9n17a06.pdf. Acesso em 26 abr. 2013.
NEVES. C; ROLLO. A. Acolhimento nas praticas de produção de saúde. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde / Secretaria de Atenção a Saúde / Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, 2006.