Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO - Baralho Mindfulness
Ana Carolina Lúcio, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia ANA CAROLINA LÚCIO, discente do 6° período sob supervisão da Professora Mestre Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 23 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio

Criar materiais psicoterápicos a serem utilizados em intervenções com crianças em diversos contextos (escola, clínica, entre outros) com base na Teoria Cognitiva Comportamental na perspectiva do Desenvolvimento Infantil.

Público alvo

Crianças e intermediadores (profissionais, educadores, pais e cuidadores).

Práticas, procedimentos e Intervenções

Inicialmente, foram pesquisados e apresentados pela supervisora temas relacionados ao desenvolvimento infantil.

Seguidamente, o tema escolhido foi Mindfulness, também conhecido como “atenção plena”, que é uma prática que envolve a habilidade de perceber-se no momento presente, tornando-se consciente dos processos que envolvem corpo, mente e pensamento. Essa prática oferece uma série de possibilidades que modificam o comportamento e pensamento das crianças, melhorando sua atenção, gestão emocional, ansiedade e exercitando diversos aspectos como empatia, calma e estabilidade (GERMER, SIEGEL & FULTON, 2015).

Posteriormente, visto a teoria e seus benefícios comprovados, foi elaborado um baralho estruturado a fim de orientar as crianças e seus intermediadores à prática de mindfulness. O material conta com uma caixinha com 3 cartas orientativas e 14 cartas com exercícios leves que devem ser aplicados como brincadeiras, com o objetivo de alcançar os benefícios ao desenvolvimento infantil e bem estar da criança de forma divertida.

Em síntese, como forma de intervenção, foi gravado um vídeo na qual se conduziu as atividades do baralho com uma criança de 5 anos, que interagiu e realizou os exercícios. O processo foi realizado de forma leve e divertida, atendendo o objetivo proposto.

Competências e habilidades

Com esse estágio ampliei meus conhecimentos teóricos a cerca do Mindfulness e sua importância no desenvolvimento infantil. Em consonância, construí um material psicoterápico para auxiliar na prática do profissional de Psicologia, o que contribuiu não só de forma teórica para minha formação, mas também como instrumento para futura atuação profissional.

Referências bibliográficas usadas como suporte

Germer, C. K., Siegel, R. D., & Fulton, P. R. (2015). Mindfulness e psicoterapia. Artmed Editora.