Última alteração: 2020-11-26
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia ANA CAROLINA LÚCIO, discente do 6° período sob supervisão da Professora Mestre Cristina Toledo.
Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 23 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do Estágio
Criar materiais psicoterápicos a serem utilizados em intervenções com crianças em diversos contextos (escola, clínica, entre outros) com base na Teoria Cognitiva Comportamental na perspectiva do Desenvolvimento Infantil.
Público alvo
Crianças e intermediadores (profissionais, educadores, pais e cuidadores).
Práticas, procedimentos e Intervenções
Inicialmente, foram pesquisados e apresentados pela supervisora temas relacionados ao desenvolvimento infantil.
Seguidamente, o tema escolhido foi Mindfulness, também conhecido como “atenção plena”, que é uma prática que envolve a habilidade de perceber-se no momento presente, tornando-se consciente dos processos que envolvem corpo, mente e pensamento. Essa prática oferece uma série de possibilidades que modificam o comportamento e pensamento das crianças, melhorando sua atenção, gestão emocional, ansiedade e exercitando diversos aspectos como empatia, calma e estabilidade (GERMER, SIEGEL & FULTON, 2015).
Posteriormente, visto a teoria e seus benefícios comprovados, foi elaborado um baralho estruturado a fim de orientar as crianças e seus intermediadores à prática de mindfulness. O material conta com uma caixinha com 3 cartas orientativas e 14 cartas com exercícios leves que devem ser aplicados como brincadeiras, com o objetivo de alcançar os benefícios ao desenvolvimento infantil e bem estar da criança de forma divertida.
Em síntese, como forma de intervenção, foi gravado um vídeo na qual se conduziu as atividades do baralho com uma criança de 5 anos, que interagiu e realizou os exercícios. O processo foi realizado de forma leve e divertida, atendendo o objetivo proposto.
Competências e habilidades
Com esse estágio ampliei meus conhecimentos teóricos a cerca do Mindfulness e sua importância no desenvolvimento infantil. Em consonância, construí um material psicoterápico para auxiliar na prática do profissional de Psicologia, o que contribuiu não só de forma teórica para minha formação, mas também como instrumento para futura atuação profissional.
Referências bibliográficas usadas como suporte
Germer, C. K., Siegel, R. D., & Fulton, P. R. (2015). Mindfulness e psicoterapia. Artmed Editora.