Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E OBESIDADE EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE UBÁ - MG
Jonis da Silva Martins, Jonis da Silva Martins, Bárbara Braga Fernandes Maia, Bárbara Braga Fernandes Maia, Isabella Toledo Caetano, Isabella Toledo Caetano, Wellington Segheto, Wellington Segheto, Sabrina Fontes Domingues

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


O aumento da obesidade na adolescência, pode estar associado a fatores demográficos, socioeconômicos, genéticos, psicológicos, comportamentais, ambientais e individuais, dentre os quais se destacam a ingestão energética excessiva e a redução do nível de atividade física (NAF) como fatores comportamentais modificáveis. Objetivou-se investigar o NAF e a prevalência de obesidade entre os adolescentes de uma escola pública de ensino de Ubá - MG. Foram avaliados o Índice de Massa Corporal (IMC) e, o NAF através do Physical Activity Questionaire (PAQ-C). Realizou-se a estatística descritiva, o teste t-student e a correlação de Pearson no software SPSS versão 13.0. Assumiu-se um nível de significância de p<0,05.  Avaliou-se 78 escolares, 47 mulheres (13,04±1,27 anos) e 31 homens (13,16±1,21 anos). Em relação as mulheres, 24% foram classificadas com excesso de peso e 6,5% como obesas. Os homens apresentaram valores relativamente menores, 6,0% classificados com excesso de peso e 6,5% como obesos. A maioria dos escolares (76% homens, e 82% mulheres) são sedentários, sendo significativamente maior (p=0,01) o percentual de homens. Houve uma correlação fraca mais significativa (r=0,35 e p=0,02) entre o NAF e o IMC no sexo feminino. Conclui-se que as mulheres apresentaram alta prevalência (30%) de excesso de peso/obeso e a maioria da amostra é sedentária, sobretudo os homens. Apenas as mulheres apresentaram uma correlação positiva fraca entre IMC e NAF. Assim, a conscientização desses escolares sobre a importância da atividade física e de hábitos alimentares saudáveis é fundamental, e deve envolver todas as esferas da sociedade, escola, família e políticas públicas.