Última alteração: 2020-11-27
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Lorena Pontes Benevenuto, discente do 6° período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100horas e ocorreu de no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.
Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.
Competências e habilidades: como estudante e estagiária desta disciplina, pude desenvolver mais conhecimentos, técnicas, habilidades referentes aos testes tanto na aplicação como em suas correções e elaborações de laudos. Além de ter mais prática no manuseio e condução destes.
Referências:
Ciconelli, R.M. (1997). Tradução para o português e validação do Questionário Genérico de Qualidade de Vida “Medical outcomes study 36 - item short-form health survey (SF- 36)”. Tese de Doutorado em Medicina. Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina).
The Whoqol Group: The word Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): Position paper from the Health Organization. Soc. Sci. Med, 1995, 41(10):1403-1409.
Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chamovich E, Vieira G, Santos L, Pinzon V. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Revista de saúde pública, 2000, 34(2):178-183
Mccrae, R. R., & Costa, P. T. (1996). Toward a new generation of personality theories: theorethical contexts for the five-factor model. In J. S. Wiggins (Ed.), The Five-Factor Model of Personality – Theoretical perspectives. New York: The Guilford Press.
Costa, P. T., Jr. & Widiger, T. A. (1993). Introduction. Em P. T. Costa & T. A. Widiger (Orgs.). Personality disorders and the Five-Factor Model of Personality (pp. 1-10). Whashington, DC: American Psychological Association.
Mayer, J.D & Salovery, P. (1997). Emotional development and emotional intelligence. Nova Iorque: Basics Books.
Falcone E, Ferreira M, Luz R, Fernández C, Faria C, D’AugustinJ, et al. Inventário de Empatia (IE): desenvolvimento e valida-ção de uma medida brasileira. Aval Psicol. 2008; 7: 321-34.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. -5. Ed – Porto Alegre: Artmed, 2014.