Última alteração: 2020-12-01
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico do (a) acadêmico (a) de psicologia Elisabete de Oliveira Casarim, discente do 6º período sob supervisão do (a) Professor (a) Jefte Moraes Souza. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro com carga horária total de 40 horas e ocorreu de no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Após alguns levantamentos e discursões feitas no curso foi nos proposto a pensar a realizar um levantamento de todos os movimentos sociais da cidade de Ubá/MG, para posteriormente fazermos a criação e divulgação em um perfil nas redes sociais como Instagram e Facebook, para um maior conhecimento para a população.
O projeto consiste na criação de um perfil nas redes sociais onde serão apresentados os movimentos, trazendo informações tais como: História, como foi criado, qual o trabalho ele desenvolve, qual o objetivo do movimento, que público pretendem atingir, entre outras perguntas que ajudará a criar uma pasta rica de informação que será divulgada por meio das redes sociais ação que será divulgada por meio das redes sociais.
Público alvo: Os Movimentos Sociais de Ubá/MG
Práticas, procedimentos e Intervenções: Primeiro nós realizamos o levantamento de todos os movimentos sociais da cidade de ubá. Contato telefônico, e-mail, indicação de colegas, redes sociais.... Muita dificuldade nesse caminho. Depois que tivemos uma quantidade significante, fizemos um questionário e uma mensagem, para ser repassado para esses movimentos na intenção de aceitarem ou não fazer parte do nosso projeto e aceitando eles deveriam responder o questionário com algumas perguntas.
Mensagem: Olá, somos alunas (os) do 6° e 10° período de Psicologia da Unifagoc. Estamos entrando em contato pois a partir de supervisões e de discursões feitas no curso, tivemos a ideia de divulgar os movimentos sociais de Ubá e região, para maior conhecimento por parte da população. A partir desta ideia, estamos construindo um projeto para essa divulgação. O projeto consiste na criação de um perfil nas redes sociais onde serão apresentados os movimentos, trazendo informações tais como: História, como foi criado, qual o trabalho ele desenvolve, qual o objetivo do movimento, que público pretendem atingir, entre outras perguntas que ajudará a criar uma pasta rica de informações que será divulgada por meio das redes sociais.
Assim, gostaríamos de saber se o ---------(nome do movimento) tem interesse de participar? Se sim, poderíamos agendar um horário para uma conversa e para conhecermos melhor o trabalho desenvolvido por vocês?
Questionário:
Qual a História do projeto?
Como foi criado? Quando?
Quem foi seu percursor?
Qual trabalho ele desenvolve?
Qual objetivo ele quer atingir?
A qual público ele é voltado?
Qual a maior dificuldade enfrentada por ele?
Qual a maior diferença vista após a pandemia?
Qual papel o movimento exerce na cidade (o que ele agrega)?
Quantas pessoas estão envolvidas no funcionamento do movimento?
Quantas pessoas são beneficiárias do movimento?
Qual mensagem vocês gostariam de passar para as pessoas?
Desde já agradecemos a atenção.
Agora estamos aguardando os retornos para futuramente iniciar as publicações nas redes sociais.
Competências e habilidades: O estágio proporcionou a oportunidade de um novo aprendizado realizado com os encontros de supervisão, material de estudo, as abordagens a pesquisa prática e teórica sobre Psicologia: Políticas públicas e Movimentos Sociais. Me permitiu um grande conhecimento para a minha vida pessoal, cultural, social e futura profissional. Foi uma oportunidade de reflexão diante das dificuldades encontradas para se conhecer e buscar os movimentos sociais da cidade de Ubá.
Referências
BEM,AS. A centralidade dos movimentos sociais na articulação entre o Estado e a sociedade. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1137-1157, set./dez. 2006
ALONSO,A. As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate. Lua Nova, São Paulo, 76: 49-86, 2009
CORRÊA, F. ALMEIDA, M. A. B. Teorias Dos Movimentos Sociais E Psicologia Política. PSICOLOGIA POLÍTICA. VOL. 12. Nº 25. PP. 549-569. SET. – DEZ. 2012