Última alteração: 2020-11-26
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Lúcia Helena Tostes de Assis Galinari, discente do 8º período sob supervisão da Professora Cristina Toledo. Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 a 15 de novembro de 2020, com carga horária total de cem (100) horas e ocorreu no formato Remoto. Objetivo Geral: Orientar e psicoeducar grupo de pais pelo Whatsapp para que possam ajudar as crianças a identificar e gerenciar suas emoções. Objetivos Específicos: Auxiliar os pais através de textos e atividades, a reconhecer, nomear e lidar com as emoções das crianças de forma construtiva; Instruí-los a conhecer as reações físicas e comportamentais das crianças desencadeadas pelas emoções e sentimentos; Esclarecer aos pais como essas emoções impactam no modo da criança sentir, agir e de se expressar, auxiliando-os no autocontrole emocional que é um aprendizado fundamental para que a pessoa se torne um adulto emocionalmente saudável. Público Alvo: Pais de crianças com idade entre 0 a 13 anos. Práticas/procedimentos: As emoções são importantes na nossa vida, elas não são “doenças” e sim respostas que nosso corpo emite aos estímulos externos que recebemos. Saber reconhecer, nomear e lidar com as emoções de forma construtiva é um aprendizado fundamental para que a pessoa se torne um adulto emocionalmente saudável (GOLEMAN, 1995). A infância é um período de muitas alterações neurológicas, assim, as intervenções precoces podem ser extremamente benéficas na promoção e no desenvolvimento saudável. Desse modo, a família possui um papel importante de proporcionar condições psicológicas positivas e favorecer o amadurecimento das crianças de forma saudável. Por meio da “conversa sobre emoções” na família, as crianças são capazes de aprender que suas emoções fazem sentido, isso é possível quando os pais refletem, nomeiam e ampliam a emoção que o filho está descrevendo, e o ajuda a encontrar formas de enfrentamento (LEAHY, 2016). O presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência de estágio em Psicologia do Desenvolvimento utilizando-se da psicoeducação com os pais para se trabalhar as emoções das crianças. Como método, a estagiária desenvolveu um convite do estágio no aplicativo Canva que foi divulgado em suas próprias redes sociais (Facebook, Instagram, amigos etc.). Na bio do Instagram havia um link que direcionava a um formulário do Google Forms que, também foi desenvolvido pela estagiária, para que os interessados realizassem suas inscrições. A partir dessas inscrições foi criado um grupo de pais através do aplicativo Whatsapp. Foi feito um planejamento prévio contendo toda a programação dos conteúdos a serem disponibilizados, bem como os dias que seriam postados os materiais e os dias que o grupo permaneceria aberto para os questionamentos e sugestões dos integrantes. O grupo foi formado com 36 (trinta e seis) pessoas. Através deste grupo foram apresentados todos os trabalhos e também realizadas as interações. Os personagens do filme “Divertida Mente” foram usados como referência para se trabalhar as emoções. Foram apresentados para os participantes do grupo materiais de textos, produzidos pela estagiária, sobre cada emoção básica, como também, vídeos e atividades para que os pais pudessem trabalhar com as crianças. Em cada semana abordou-se um tema diferente. Primeira semana - A importância de se falar sobre as emoções com as crianças; Segunda semana – Emoção Raiva; Terceira semana - Emoção Medo; Quarta semana – Emoção tristeza; Quinta semana – Emoção Nojo; Sexta semana – Emoção Alegria. Também foi desenvolvimento e disponibilização no grupo de um questionário/pesquisa do Google Forms, como forma de avaliação da satisfação da participação dos integrantes no grupo; Sétima semana - Importância do desenvolvimento da Empatia nas crianças; Oitava semana – As Fases do desenvolvimento da infância segundo Piaget; Nona semana – Jogo da Memória - Emoções; Décima semana - Live com os participantes do grupo. A realização do estágio on-line foi uma modalidade de grande relevância e necessidade, uma vez que o isolamento social está sendo uma questão de biossegurança devida à pandemia do Covd19. Além da imensa significância na vida acadêmica da estagiária, na aquisição das habilidades do contato e interação com o grupo de pais, o manejo de algumas estratégias de intervenções usadas foi um novo aprendizado pois foram usadas pela primeira vez. Houve um ganho na mesma proporção para esses pais participantes, pois, apesar de não ser um trabalho de intervenções, a psicoeducação é muito importante e auxilia na prevenção. Como estagiária no projeto, foi um momento muito importante de experimentação das teorias estudadas. Junto e com o total apoio da supervisora que, desempenhou um excelente trabalho de orientação e apoio, foi possível desenvolver trabalhos de qualidade e com excelentes resultados. A proposta de trabalho em grupo foi bem aceita pelos pais e foi possível obter vários feedbacks positivos e até emocionantes sobre o trabalho apresentado durante todas as semanas.
Referencias:
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
LEAHY, R. L. Terapia do Esquema Emocional. Manual para o Terapeuta. [s.l.] artmed, 2016.