Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio de Psicologia Social: Grupo Acolherpsi
Sthefane Melo Bonfá, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do (a) acadêmico (a) de psicologia Sthefane de Melo Bonfá, discente do 4º período, sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de agosto a novembro, com carga horária total de 30horas de supervisão e 20horas de preparação ocorrendo no formato Remoto.

Objetivo do Estágio:

Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19.

Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram.

Público alvo: Pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Elaboração de formulário, criação e execução de triagem, prática base em acolhimento e desenvolvimento de habilidades em comunicação.

Competências e habilidades: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.