Última alteração: 2020-11-17
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de Psicologia Nathália Ribeiro Ramos, discente do 6º Período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.
Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.
Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.
Competências e habilidades: Este estágio me proporcionou um grande aprendizado. Através dele tive a oportunidade de aprofundar no DSM-V e me envolver de forma significativa na elaboração do teste de personalidade baseada no modelo dos cinco fatores. Tal experiência exigiu de mim muita aplicação e responsabilidade. Diante disso e de todos exercícios realizados, me apliquei muito, desde a elaboração de instrumentos até o treino de texto para laudos; desenvolvendo assim, a escuta, a escrita e a observação durante a aplicação, correção e resultados dos testes. Ademais, desenvolvi habilidades que sem dúvidas, contribuiu em minha formação acadêmica e irá ao longo de minha trajetória se aperfeicoando para a vida profissional.
Referências bibliográficas
CICONELLI, R. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida do Medical Outcomes Study 36- Item Short-Form Health Survey (SF-36). Tese de Doutorado-Escola Paulista de Medicina- Unifesp. São Paulo, 1997.
Falcone, E. M. O., Ferreira, M. C., Luz, R. C. M., Fernandes, C. S., Faria, C. A., D'Augustin, J. F., Sardinha, A. & Pinho, V. D. (2008). Inventário de Empatia (I.E.): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Avaliação Psicológica, 7,321-334.
Fleck, M. P. A. (2008). A avaliação de qualidade de vida: Guia para profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed.
Mayer JD, Salovey P. What is emotional intelligence? In: Salovey P, Sluyter D, eds. Emotional development and emotional intelligence: Educational implications. New York: Basic Books; 1997. p. 3-31.
McCrae, R. R., & John, O. P. (1992). An introduction to the five-factor model and its applications. Journal of Personality, 60, 175-215.
Nunes, C. H. S. S., Hutz, C. S., & Nunes, M. F. O. (2009). Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) Manual técnico. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlinfton, VA: American Psychiatric Association, 2013.