Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CÓRREGO DO MEIO, AIRÕES- MG: um olhar sobre as práticas educativas na Escola Estadual José Maurilio Valente, com foco nas vivências cotidianas culturais entre escola e Quilombo
Tatiana Costa Coelho, Raquel Lúcia Barnabé, Giovana Costa Maria, Adriane Martins Sales

Última alteração: 2019-10-13

Resumo


Diversas comunidades se denominam como remanescentes quilombolas por serem grupos que desenvolvem práticas cotidianas de resistência, devido à manutenção e à reprodução dos seus modos de vida característicos e da consolidação de um território próprio. O trabalho tem por objetivo analisar a importância da cultura e certificação do quilombo como espaço de manifestações da diversidade, analisando a construção da educação quilombola na condição de incentivadora de um grupo historicamente construído. Para tanto, este estudo objetiva realizar uma pesquisa qualitativa, exploratória, semiestruturada com auxílio da pesquisa bibliográfica e a realização de um estudo de caso com a vice-diretora da Escola José Maurilio Valente e a ex presidente do Quilombo. Conclui-se então que há necessidade de Políticas Públicas Nacionais dentro da Escola Estadual José Maurilio Valente sejam efetivadas, que elas sejam aplicadas com mais flexibilidade atendendo a demanda dos alunos e da comunidade para que assim o interesse para a valorização da cultura da comunidade remanescente seja o foco.