Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: um estudo de caso da empresa Mendes Gás
João Paulo Mendes Júnior, Vanessa Aparecida Vieira Pires

Última alteração: 2019-10-31

Resumo


Fidelizar um cliente é tão importante quanto (ou até mais) conquistar novos, por isso, é fundamental que uma empresa conheça seus pontos atrativos e negativos, afim de aperfeiçoar uma estratégia para fidelização dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo verificar como a Mendes Gás mantém seu cliente fidelizado, ou seja, quais os pontos fortes da empresa, que influenciam no processo de decisão de compra de seu produto por seus clientes. Quanto à classificação metodológica, o presente estudo se classifica como descritiva, bibliográfica e de campo, utilizando aplicação de questionário a clientes com maior aquisição na empresa, através de perguntas de múltipla escolha a respeito do nível de satisfação deles em alguns quesitos, como: atendimento, qualidade do produto, preço, prazo de entrega e condições de pagamento, além de verificar se recomendariam a empresa a outras pessoas e qual frequência de compra com outro fornecedor de GLP. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que - apesar da menor satisfação nos preços praticados, o valor agregado por conta de outros fatores como bom atendimento e qualidade do produto – os clientes questionados são fiéis à empresa Mendes Gás, uma vez que recomendam fortemente a empresa e raramente adquirem gás de cozinha com outra revenda.

 

Palavras-chave: Cliente; fidelização; decisão de compra; GLP 13kg.