Última alteração: 2019-10-13
Resumo
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEM PASSADO POR SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS CONCEITUAIS E, ATUALMENTE, DIVERSAS LEIS OFERECEM GARANTIAS EDUCACIONAIS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. TODAVIA, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE SOMENTE ESTAS LEIS, NÃO POSSIBILITAM UM AMBIENTE EDUCACIONAL PLENAMENTE INCLUSIVO.RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO, ESTE ESTUDO PRETENDE IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATUANTES NAS INSTITUIÇÕES DO SESC SP, CARACTERIZADA COMO UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL, NO QUE DIZ RESPEITO A PRESENÇA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM TURMAS REGULARES DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA. PARA ISTO, FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIO LIKERT, COMPOSTO POR 29 QUESTÕES QUE FORAM APLICADAS A 60 INSTRUTORES DE ATIVIDADE FÍSICA, ESPALHADOS PELAS 17 UNIDADES DO SESC SP, LOCALIZADOS NO INTERIOR E LITORAL, ALÉM DAS 19 UNIDADES DA CAPITAL.OS RESULTADOS APRESENTARAM TENDÊNCIA POSITIVA DOS PROFISSIONAIS DO SESC SP EM RELAÇÃO A PRESENÇA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM SUAS TURMAS REGULARES DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA, DESTACANDO COMO AFIRMAÇÕES MAIS POSITIVAS, O RECONHECIMENTO DOS BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS TURMAS REGULARES. NO QUE TANGE OS ASPECTOS NEGATIVOS, A MAIORIA NÃO SE SENTE A VONTADE E ASSINALA DESPREPARO PARA ATUAR COM ESTE PÚBLICO. O ESTUDO CONCLUIU QUE SOMENTE AS LEIS NÃO GARANTEM UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO, QUE HÁ NECESSIDADE DE INVESTIR NA FORMAÇÃO E PREPARO DE PROFESSORES, ASSIM COMO EM ESTRUTURA E ACESSIBILIDADE DOS LOCAIS DE TRABALHO. ENTENDE-SE AINDA QUE, A INSTITUIÇÃO SESC SP, APRESENTA-SE COMO UM LOCAL COM FORTE POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS INCLUSIVA, EM FUNÇÃO DAS ESTRUTURAS APRESENTADAS E DO POSITIVISMO DE SEUS PROFISSIONAIS FRENTE AO TEMA.
PALAVRAS-CHAVE: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, PROFESSORES, DEFICIÊNCIAS