Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA
Mariana Costa Pacienza, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


Dentre diversas características da sociedade contemporânea, ainda existem barreiras ao se tratar da Educação Inclusiva, sendo necessário um olhar apurado de acordo com determinada necessidade. A Tecnologia Assistiva (TA) vem sendo de fundamental importância e necessidade para o andamento da Educação Inclusiva, bem como, para o desenvolvimento de crianças com Transtorno Espectro Autista. O presente trabalho teve por objetivo geral identificar a adaptação das crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA), tanto no ambiente escolar como em casa. A pesquisa foi realizada em duas escolas Municipais da Educação de Ubá- Minas Gerais. Quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. Para o processamento dos dados foi utilizado o software Iramuteq, o qual inclui várias formas de análise, como textuais, nuvens de palavras, entre outras. No entanto, conclui-se que a união entre docentes e a famílias é de suma importância para o desenvolvimento da criança com Transtorno Espectro Autista. Dada à importância do assunto, percebe-se ainda que a Tecnologia Assistiva vai além de apenas um objeto para auxiliar nas tarefas, a TA traz benefícios para a saúde e bem estar das crianças, como para seu desenvolvimento social, psicomotor, dentre outros.

Palavras-chave: Educação inclusiva; Transtorno Espectro Autista; Tecnologia Assistiva.