Última alteração: 2019-10-15
Resumo
A revolução tecnológica vivenciada exige mudança no campo educacional, portanto fazer o uso da tecnologia nas escolas já é uma necessidade inadiável. As crianças desde cedo despertam o interesse pela tecnologia, visto que usar um tablet, smartphone ou computador é algo normal que elas conseguem fazer sem grandes dificuldades. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar a utilização do código QR no Ensino Fundamental I das disciplinas básicas do Colégio Losango de Ubá-MG. Quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa, com a utilização de uma entrevista e um questionário fechado. A análise de dados foi processada mediante ao software Iramuteq e ao programa Excel da Microsoft Office 365. Com base nos resultados, pode-se concluir que o código QR nos materiais didáticos, funciona como ferramenta que auxilia com benefício para transmissão de conhecimentos, além de assegurar incontáveis possibilidades de aprendizagem, trazendo a tecnologia educacional para o universo da sala de aula.
Palavras-chave: Qrcode; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Ensino Fundamental; Iramuteq.