Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
Nathalia Cristina Alves, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


A Robótica educacional, também chamada de Robótica pedagógica, permite a implementação de um novo tipo de aprendizagem, que agrega valor ao conhecimento. O objetivo geral desse trabalho foi analisar a utilização da robótica educativa como recurso pedagógico dentro da escola José de Alencar Gomes da Silva situada na cidade de Ubá-MG. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica com aplicação de entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos profissionais da área de robótica. A tabulação dos dados foi realizada por meio do software Iramutec, que possibilita realizar análise estatística relacionada ao texto da entrevista e auxilia em sua interpretação. Com base nos resultados conclui-se que, na visão dos profissionais pesquisados, a utilização da robótica como recurso pedagógico, contribui sistematicamente com o processo ensino-aprendizagem, corroborando de forma significativa nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e psicomotor dos alunos, estimulando o raciocínio lógico, incentivando no aprendizado da matemática, física, auxiliando no desempenho pessoal e profissional do aluno.

Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação; robótica na educação; Ensino fundamental.