Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA INCIDÊNCIA DE CASOS E COBERTURA VACINAL DA FEBRE AMARELA NAS REGIÕES DE SAÚDE DE MINAS GERAIS.
Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira, France Araújo Coelho, Marcella Alvarenga Abreu, Tatiane Celeiro Nascimento, Joyce Ramos Fernandes

Última alteração: 2020-11-03

Resumo


Introdução:A febre amarela é uma doença de grande relevância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.Vacinas eficazes contra a febre amarela estão disponíveis há quase 70 anos e são responsáveis ​​por uma redução significativa das ocorrências da doença em todo o mundo. Objetivo:Realizar um levantamento de dados epidemiológicos referentes aos casos confirmados e sobre a cobertura vacinal da febre amarela no estado de Minas Gerais em 2017. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, onde foram analisados a incidência de casos e a cobertura vacinal da febre amarela nos territórios sob jurisdição das GRS e SRS do estado de Minas Gerais . Resultados: Verificou-se que a cobertura vacinal acumulada em Minas Gerais corresponde a 95,16%, ou seja, atualmente encontra-se superior à meta estipulada que é de 95% para febre amarela. Entretanto, cerca de 691.450 pessoas ainda estão sem vacinação contra esta doença.Conclusão: Apesar do estado de Minas Gerais ter atingido a meta de cobertura vacinal proposta pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), foi possível notar a heterogeneidade dos resultados alcançados pelas regiões de saúde, na qual algumas não atingiram a meta.

Palavras chaves: Febre amarela; Vacina; Cobertura vacinal