Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
Trabalhando a auto-estima de adolescente do ensino médio em escola pública.
Lucia Helena Tostes Assis Galinari, Elessandra Cristina Reis Ferreira, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


Compreendendo a importância da auto-estima para a aprendizagem, o bem estar do indivíduo, o convívio social e  para o futuro na carreira profissional, os/as alunos (as) dos ensino médio da Escola Estadual  Governador  Valadares foram encorajados/as a analisar as possíveis conseqüências oriundas dos conflitos, medos, baixa auto-estima, ansiedade e da falta de liberdade na escolha da profissão. O estágio está sendo realizado pelas alunas do 6 período do curso de  Psicologia da UNIFAGOC. Este projeto tem como objetivo contribuir para a formação de um/a psicólogo/a capaz de identificar os sonhos, desejos e medos dos adolescentes inseridos em uma escola pública e ajudá-los a resgatar sua auto-estima. Como metodologia, as estagiárias trabalham a aplicação de dinâmicas de grupo, trabalhos artísticos, vídeos e rodas de conversa, que visam a incorporação de discussões sobre o autoconhecimento, crenças de desvalor, o curso de uma faculdade e oportunidades no mercado de trabalho. Este trabalhado está sendo desenvolvido desde o primeiro semestre e no decorrer deste período foi possível perceber que a maioria dos adolescentes não valoriza suas potencialidades, se subestimam aos jovens que estudam em instituições particulares e que ainda existe uma demarcação muito forte de que estudantes de escolas públicas, principalmente de periferias, não têm condições de cursar um ensino superior e estão fadados a terem sub-empregos. Além disso, observou-se que na maioria das vezes esse preconceito vem de casa, dos pais que reforçam esta crença de desvalor nos jovens, por falta de informação ou pelas suas próprias experiências negativas.

Palavras cheve: Auto-estima; medo; ensino superior; psicologia