Última alteração: 2019-10-16
Resumo
É importante trabalhar o tema qualidade de vida (QV) em universitários, principalmente pelas mudanças que ocorrem na vida dos estudantes. Introduzir-se na universidade representa uma nova fase, e esse é o período que os jovens ficam expostos a mudanças na proximidade com a família, sociais e do seu dia a dia, apresentando maior liberdade e controle sobre suas vidas, muitas vezes levando a um consumo deletério do álcool, tabaco e outras drogas. Sabe-se que o período de transição do ensino médio à universidade pode ser considerado como de maior vulnerabilidade para os jovens. A transição do ensino médio à universidade também é caracterizada pelo aumento de responsabilidades acadêmicas. Entende-se que a rotina de estudo de um universitário é estressante, e a prática de exercício físico pode ser atrelada a um momento de lazer, sendo também benéfica para a saúde, reparando os efeitos negativos de um cotidiano que o estudo e trabalho trazem. Este estudo tem o objetivo comparar os cursos de Educação Física (EFI) e Psicologia (PSI) da UNIFAGOC quanto ao nível de atividade física (NAF), o uso de álcool e drogas e a QV. Tratou-se de um estudo de campo de corte transversal e cunho quantitativo realizado no período de junho à agosto de 2019 com 124 graduandos (EFI = 68; PSI=56). O estudo utilizou três questionários, para mensurar a Qualidade de Vida foi usado o The World Health Organization Quality of Life – WHOQOL-bref, para averiguar problemas relacionados ao uso de álcool e substâncias foi aplicado o questionário Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test- ASSIST e para mensurar o Nível de Atividade Física foi aplicado o International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Para análise dos dados adotou-se a exploração descritiva das variáveis estudadas. Posteriormente, foi realizado o teste de Komolgorov Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Na comparação entre os grupos (EFI e PSI), foi utilizado o teste Mann-Whitney para as variáveis numéricas e o teste qui quadrado para as variáveis categóricas. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS, versão 20. Adotou-se um nível de significância de 5%. Os principais resultados apontam que: a) A QV do curso de EFI foi significativamente melhor no domínio Físico e na QV Geral comparado ao curso de PSI; b) Houve uma diferença significativa na classificação do Nível de Atividade Física entre os cursos, sendo o curso de EFI mais ativo (p=0,023); c) Em relação a faixa de risco para o desenvolvimento de abuso ou dependência, do uso de álcool e drogas não houve diferença significativa entre os grupos em relação a nenhum tipo de droga. Pode-se concluir que os graduandos da EFI apresentaram uma QV do domínio Físico e Geral melhor do que os graduandos da Psicologia, todavia o uso de álcool e drogas entre as populações é semelhante.
Palavras-chave: qualidade de vida; uso de álcool e drogas; nível de atividade física; graduandos.