Última alteração: 2019-10-14
Resumo
Os jogos e as brincadeiras são ações culturais que resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo, viabiliza diferentes modos de lidar com o tempo, o espaço, os materiais e com os sujeitos, sempre por meio do imaginário. Além disso, a natureza destas atividades não é discriminatória, já que possibilita a inclusão de todos os envolvidos devido ao seu aspecto de flexibilidade em relação às regras. Tais atividades podem estimular o desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e psicológico na infância, contudo, percebe-se que a cada dia as crianças brincam menos, isso se deve a falta de tempo de lazer, a chegada das tecnologias, o menor tempo de divertimento nas escolas, a violência e o tempo escasso dos familiares o que vem a prejudicar o desenvolvimento infantil. Desta maneira, este projeto visa criar espaços nos ambientes escolares para promover a vivência corporal da criança por meio das brincadeiras e jogos populares. As principais atividades desenvolvidas são as aplicações de programas de intervenção nos ambientes escolares de Ubá-MG, desenvolvido da seguinte maneira: 1) Reconhecimento da brincadeira: experimentar juntamente com a criança o formato original da mesma; 2) Reformulação da atividade: Fazer com que as crianças encontrem regras para a reformulação, sem que a brincadeira perca sua originalidade; 3) Reaplicação da atividade com modificações que tenham como objetivo desenvolver aspectos físicos, motores e sociais das crianças (baseado no processo de desenvolvimento infantil): a atividade é aplicada novamente visando potencializar aspectos relacionados: aptidão física, desenvolvimento motor, noções espaciais e do corpo; conhecimento do corpo, esquema corporal, percepção da imagem corporal, coordenação motora, resistência muscular, interações sociais, etc. Os principais resultados alcançados até o momento foram: a) Efetivação de parceria com a escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro-Ubá para realização do projeto na respectiva instituição; b) Desenvolvimento de um programa de intervenção com o Ensino Fundamental I (6 turmas); c) Aplicação de uma intervenção semanal com duração de uma hora na escola parceira visando o aprimoramento do esquema corporal; d) Elaboração de mídia do projeto pra divulgação de suas ações: Facebook e Instagram.. A partir do disposto, pode-se concluir que projetos e programas de intervenção que visam o resgate das brincadeiras populares na infância são de extrema importância, já que contribuem com o desenvolvimento integral da criança, além disso, deve-se ressaltar que essas atividades têm se tornado cada vez mais escassa nos ambientes educacionais.
Palavras-chave: brincadeiras populares; crianças; esquema corporal.