Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
Medicina Baseada em Evidências no contexto da disciplina de Epidemiologia Clínica: uma experiência em sala de aula.
Alexandra Roberta Cruz, Gisele Aparecida Fófano

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


A medicina baseada em evidências (MBE) pode ser definida como o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência disponível na literatura. Este modelo, disseminado por mestres tem sido incorporado às diretrizes das principais sociedades médicas, com o objetivo de alcançar maior efetividade clínica. (Volschan, 2016). Ela utiliza as ferramentas da Epidemiologia Clínica, da Estatística, da Metodologia Científica e da Informática, para trabalhar a pesquisa, com o objetivo de oferecer a melhor informação disponível para a tomada de decisão. Dentro do contexto apresentado, percebe-se que a MBE é a aplicação dos resultados das pesquisas clínicas para orientar no processo da tomada de decisão em saúde nos mais diferentes níveis (Cordeiro, 2007). O objetivo da é relatar a experiência da professora e monitora da disciplina de epidemiologia clínica sobre a percepção dos acadêmicos do curso de medicina em relação a temática Medicina Baseada em Evidências (MBE). Foi realizado um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Epidemiologia Clínica, ministrada no quinto período do curso de Medicina da Faculdade Governador Ozonam Coelho, FAGOC, Ubá, Minas Gerais. Os alunos fizeram uma leitura prévia sobre o artigo MBE: a arte de aplicar o conhecimento científico na prática clínica, posteriormente eles responderam alguns questionamentos sobre a temática, em seguida foi feito uma roda de discussão para reflexão sobre o tema, onde os alunos foram observados pelas avaliadoras da atividade. Durante as reflexões feitas pelos alunos sobre o tema Medicina Baseada em Evidências, observou-se que todos os alunos enfatizaram a importância sobre o conhecimento da MBE em sua formação acadêmica, da necessidade de saber como buscar a informação, avaliar a literatura, entender as limitações de cada desenho de estudo e os métodos estatísticos. Além de sua aplicabilidade na prática clínica que auxilia na conduta, diagnóstico e na decisão da melhor terapêutica para o paciente. Alguns alunos relataram ainda a necessidade de conhecer mais sobre o assunto, para que possam ter a capacidade de analisar criticamente e aplicar de forma reacional a informação científica. A professora e a monitora acharam o resultado da discussão muito positivo, onde os alunos demonstraram muito interesse pela MBE, superando as expectativas.  Assim, percebe-se a importância de discutir o tema sobre  MBE no ambiente acadêmico para um melhor entendimento da aplicabilidade do tema e também para que o estudantes de Medicina possa tomar decisões clínicas baseadas na melhor evidência científica.


Palavras-chave


Medicina baseada em evidências; Epidemiologia Clínica; universitários; Medicina.

Referências


Cordeiro. A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir. Vol. 34 - Nº 6, Nov. / Dez. 2007

Ribeiro. A.C.S. medicina baseada na evidência e o relato de casos: Estudo de um método otimizado para a exposição Materna a medicamentos. Dissertação para obtenção ao grau de Mestre em Farmacologia Aplicada. Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra Setembro 2014

TsujiI,  I. Y; et al. Medicina Baseada em Evidências: Instrumento para Educação Médica Permanente entre Psiquiatras? Revista brasileira de educação médica. 34 (2) : 284–289; 2010

Volschan. A. Desafios para Medicina Contemporânea: Implementação das Evidências na Prática Clínica. International Journal of Cardiovascular Sciences;29(4):250-252/ 2016