Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Caroline de Oliveira Pereira, Luana da Silva Cardoso, Ana Amélia de Souza Pereira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Introdução: O lúdico na educação infantil não pode ser considerado simplesmente uma diversão superficial, ou então um simples ato de brincar; nesse momento deve-se ter como objetivo relacionar as brincadeiras e jogos com a vivência do dia a dia. Cabe ao educador oportunizar métodos criativos e dinâmicos para que o processo de ensino aprendizagem se consolide. Na educação infantil, a escola atua para que o aprendizado inicial seja absorvido através de um ambiente desafiador, fazendo com que instigue a criança a se desenvolver e adquirir novos conhecimentos matemáticos. Quando os jogos são aliados à matemática com propósito e objetivos pedagógicos favorecem a aprendizagem. Os jogos matemáticos possibilitam que a criança desenvolva o seu cognitivo e sua psicomotricidade; nessa perspectiva tem-se que a utilização dos jogos em sala de aula podem contribuir para o aprendizado da matemática, sendo uma alternativa didática para desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas. Objetivo: Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de é identificar se é possível ensinar a matemática de forma objetiva e lúdica na educação infantil. Metodologia: Neste trabalho optou-se pela pesquisa exploratória. Foi realizado um levantamento sobre o objeto de estudo, os jogos lúdicos matemáticos. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário semiaberto, ou misto com questões fechadas e abertas, que permitem ao pesquisado expor suas opiniões e não se sentir influenciado nas respostas. A coleta dos dados foi realizada em escolas das redes municipal, estadual e privada da cidade de Ubá-MG, a amostra foi composta por 20 professores atuantes na educação infantil, sendo 10 da rede estadual, 5 da rede municipal e 5 da rede privada. O questionário aplicado aos docentes contou com um total de 14 perguntas. Resultados e discussão: Através da coleta de dados foi possível analisar o resultado da pesquisa, que em sua primeira parte contou com a identificação dos professores, os quais foram questionados sobre sua idade, área de formação e quanto tempo atuam na educação infantil. Já a segunda parte do questionário consistiu em perguntas para analisar o que os docentes acham da utilização de jogos lúdicos matemáticos em sala de aula como ferramenta pedagógica para o processo de ensino aprendizagem. No que diz respeito ao grau de formação, é possível perceber que os professores da rede municipal possuem graduação e pós-graduação; os da rede estadual possuem graduação, pós-graduação, normal superior e magistério e os da rede privada possuem graduação, pós-graduação e normal superior. Em relação ao tempo de atuação dos professores da rede municipal é de 16 a 25 anos, da rede estadual varia de 3 a 25 anos e da rede privada varia de 4 a 25 anos. Dos professores da rede municipal, pública e privada pesquisados, 85% utilizam jogos matemáticos para auxiliar na aprendizagem dos alunos e os 15% que não utilizam são da rede privada. Dos professores pesquisados, 82% concordam que as crianças conseguem entender o objetivo do jogo quando utilizado em sala de aula, o que auxilia a junção dos jogos e da matemática. Conclusão: Conforme afirmam grande parte dos professores pesquisados, o brincar através de jogos lúdicos relacionados com a vivência cotidiana da criança pode proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, habilidades de forma natural e agradável e o desenvolvimento da capacidade cognitiva, social, emocional e motora. Conclusão: Conclui-se que é possível ensinar a matemática de forma lúdica na educação infantil, uma vez que a maioria dos professores pesquisados utilizam essa ferramenta pedagógica para consolidar o processo de ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Jogos lúdicos, Matemática, Educação infantil.