Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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O LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Camila Pereira da Silveira, Ana Amélia de Souza Pereira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Introdução: A educação com o auxílio do material concreto vem se expandindo, a alternativa é utilizada na busca de melhorar o ensino da matemática e também de outras disciplinas. Alternativa esta que ocorre por meio de jogos e atividades aplicadas conciliando a disciplina trabalhada. Com isso surge a necessidade de investigar a evolução do brincar e os aspectos lúdicos educativos inseridos no processo de ensino aprendizagem. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo investigar o brincar dentro do aspecto lúdico e educativo para o ensino aprendizagem da matemática aos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, sendo assim aplicado um questionário para os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Metodologia: Neste trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa, a qual não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc. Os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos. Resultados e discussão: A pesquisa foi realizado através da aplicação de um questionário contendo 12 questões, sendo aplicado a 9 professores da Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Ubá - MG. Ao serem questionados sobre a utilização dos jogos ou material concreto nas aulas de matemática, 89% dos professores disseram que fazem uso constante, sendo que o restante não utilizam com tanta frequência. Em relação a frequência na utilização do material em sala de aula, 67% alegam trabalhar com o lúdico semanalmente; 22% quinzenalmente e 11% mensalmente. Conclusão: Com o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber que todos os professores pesquisados acreditam que o lúdico influencia no processo de ensino aprendizagem. Segundo os professores o trabalho com o lúdico é prazeroso e prende a atenção dos alunos, o que gera benefícios em relação ao conhecimento adquirido pelos estudantes. Vale ressaltar que, conforme resultado da pesquisa todos os professores utilizam o lúdico tanto para ensinar um conteúdo novo, como para fixar o conteúdo já trabalhado. Conforme os professores a presença do lúdico no ensino aprendizagem da matemática é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos alunos.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem, Matemática, Ludicidade, Jogos.