Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
CURRÍCULO: as novas exigências socieducacionais
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Marisa Coelli Fateixa, Ana Amélia de Souza Pereira, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: Diante de toda transformação social ocorrida nos últimos anos, torna-se imprescindível atentarmos para as diversas formas de aprender e rever conceitos conservadores e pragmáticos quanto à forma de se obter conhecimento.
Segundo Mantoan (2006), a organização do sistema educacional obedece a uma lógica determinista, reducionista, mecanicista e formalista, despreza-se a afetividade, a criatividade e subjetividade. No atual contexto de inserção é necessário que haja mais flexibilidade e adequação às diferenças, respeitando as identidades sociais e a individualidade de cada um. Diante da nova perspectiva de inclusão principalmente, há uma necessidade de se perceber o ensino não somente como aquisição de informação, mas parte integrante da construção do ser humano como um todo, adequando-os ao meio onde estão inseridos. Objetivo: Neste estudo pretende-se trazer à discussão a importância de uma readequação pedagógica, essencial para garantir um ensino de qualidade acessível a todos. Metodologia: Quanto à metodologia é uma pesquisa de revisão bibliográfica, na intenção de levar a reflexão sobre as novas formas de ensino aplicáveis no nosso atual contexto social. Resultados e discussão: A escola está no centro da formação do indivíduo, dando-lhe conhecimento formal necessário para sua inserção no mercado de trabalho, mas não somente isso, ela deve também adequar o aluno à sociedade e contribuir para sua formação no sentido de transformá-lo em um cidadão consciente e participante da vida em sociedade. Para que isso ocorra é necessário passar do modelo antigo, conservador, onde os conteúdos são bem divididos e seguem uma forma linear de aprendizagem, para uma aprendizagem que respeite e valorize as diferentes culturas e modos de vida. É necessário se adequar à realidade vivida pelo aluno fazendo com que ele reflita e aplique seus conhecimentos na vida de uma forma democratizada e atuante. Conclusão: Conclui-se, portanto que, o que o aluno vive dentro do contexto escolar marca toda sua vida. Por isso há uma responsabilidade muito grande por parte dos educandos. A escola precisa estar preparada para dar a esse aluno condições de aprendizagem que possibilitem uma melhor absorção do conhecimento para que encontre condições de crescer, se desenvolver e progredir de acordo com suas possibilidades e interesses. Banir definitivamente preconceitos e adequar atitudes tradicionais às novas exigências que se apresentam. Os conteúdos precisam estar interagidos no contexto social do aluno. Isso se dá num momento onde a inclusão também passa a ser incorporada às escolas, fazendo com que os professores busquem maior aperfeiçoamento para poderem de uma forma ampla e digna estarem prontos para todas essas mudanças . Tal feito  implica em que haja uma flexibilidade pedagógica que atenda a todas essas demandas. Só assim haverá uma verdadeira inclusão, não somente de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com necessidades e realidades diferentes.


Palavras-chave


Currículo; Aprendizagem; Sociedade; Cultura.