Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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EDUCAÇÃO: a relação de afetividade professor-aluno como alçar ao conhecimento
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Gabrielly Penha Zague, Ana Amélia de Souza Pereira, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: A relação de afetividade entre professor-aluno interliga-se ao trabalho pedagógico, considerando que dentro do contexto escolar estes pares estão em constante contato. Mediante a concepção sócio interacionista, a interação é ato essencial ao sucesso no processo ensino-aprendizagem. É notória, a importância dos educadores estudarem a mediação da afetividade frente às estruturas da inteligência e o quanto as emoções, sentimentos, motivação e interesse desempenham um papel essencial na aprendizagem dos alunos inseridos no processo de alfabetização. Segundo Morales (1998), a organização e planejamento das aulas também requer flexibilização por parte dos docentes. Sendo salientadas em muitos estudos como características dos professores mais bem avaliados se encontra a capacidade em realizarem adequações às necessidades do alunado. Ao considerar que os alunos começam a identificar o mundo através da leitura e escrita, sendo uma fase que as crianças estão empenhadas a conhecer um mundo novo, o educador que tem a sensibilidade de compreender as necessidades educativas de seus alunos, torna-se pilar propulsor ao conhecimento permeado de afeto. Wallon (2009) destaca subsídios importantes no que diz respeito à dimensão afetiva do ser humano e como ela é significativa na construção da pessoa e do conhecimento. Para esse teórico, a afetividade e a inteligência são inseparáveis, uma vez que uma complementa a outra, sendo o professor que educa com afeto, uma peça fundamental no desenvolvimento cognitivo do aluno. Objetivo: Este ensaio visa analisar a relação professor-aluno e a relação da afetividade no processo de alfabetização, observar situações frequentes de relação professor-aluno, além de analisar e diagnosticar as influencias provocadas na aprendizagem principiada no afeto do educador. Metodologia: Logo, o presente estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a relação professor/aluno, de modo a expressar os significados da importância da interação, além de propor uma reflexão entre teoria e prática educacional. Resultados e discussão: A motivação dos alunos, para interagir com o estudo, é importante, assim como a forma como são mediados seus conhecimentos. Dessa maneira, os professores e alunos são responsáveis pelo conjunto do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino, no contexto escolar, não é uma ação individual, mas sim um conjunto que envolve a todos e depende de uma interação pessoal.  Conclusão: Conclui-se que a afetividade e educação estão internamente ligadas à aprendizagem. A formação do pensamento pode estar relacionada ao sentimento apresentado pela pessoa, e o sentir também ajusta a forma de pensar. Nesse sentido, a afetividade e o funcionamento psíquico, assumi papel organizado nas ações e reações. É fundamental valorizar a afetividade como um ato de amor e competência.


Palavras-chave


Relação; Professor; Aluno; Aprendizagem; Afetividade.