Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
CURRÍCULO: uma prática pedagógica
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Júlia Beraldo de Oliveira, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: No Brasil a concepção de currículo está elencada aos dados fornecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Neste viés,o currículo não se consolida apenas emum conjunto de disciplinas, mas tambémna totalidade daEducação, em conjunto às diversidades e pluralidades. É através do currículo que se pode concretizar um norteamento paragarantir o respeito às diversidades culturais, regionais e políticas. Desta forma a estruturação curricular deve ser realizada de maneira reflexiva, fomentando acidadania e a igualdade de direitos, no exercício da democracia (SCHEDLER, 2004). Objetivo: Este trabalho possui o objetivo de ampliar as reflexões críticas sobre o currículo e expor habilidades que estejamrelacionadasà prática pedagógica transformadora. Metodologia: Quanto à metodologia trata-se de uma revisão bibliográfica com o intuito de mostrar críticas e reflexões acerca da educação e currículo. Resultado e discussão:O projeto político pedagógico de cadaescola deve considerar os princípios básicos da sua edificação. Por vezes, o processo do desenvolvimento do currículonão éíntegro,visandoprivilegiar uma determinada cultura. No entanto,é necessário, um olharcriterioso sobre estasintempéries, priorizando o respeito aos sujeitos em interação. A formação continuada é imprescindível aos gestores e docentes, visto sernecessárioum embasamento teórico para que possam promover a todos vivências por meio de umcurrículo significativo e sem discriminação por raça, etnia, crença, religião, políticas e região. Desta forma, denota-seque o currículo não deve ser estático, ou seja, o mesmo precisa estar em constantes atualizações, o que se torna muito importante, pois várias mudanças necessitam ser implementadas a todo momento, sejam elas, na educação, saúde oupolítica. Neste cenário éfundamental que o currículo escolar seja flexível e esteja em constante desenvolvimento para que não fique desgastado. Nas escolas atuais, a organização curricular, por vezes, se dá de forma separada e em grau de importância, não contribuindo para um ensino multidisciplinar, significativo e qualitativo, o impulso à transformação demarca nossos rumos à educação minimizando a comodidade(FOGAÇA, 2016). Conclusão: Deste modo, é essencial existir uma articulação de todos os membros envolvidos no processo educacional para que o currículo e sua proposta sejam alcançados. Neste âmago,os docentes devemser geradores de mudanças,oferecendo uma educação inovadora e inclusiva,criandoestratégias e estímulos para o desenvolvimento de um currículo incorporado a funcionalidade, legitimando a educação como direito de todos.


Palavras-chave


Currículo; Educação; Docentes; Práticas Pedagógicas.