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Construção de oficina de demências como ferramenta de sensibilização ao discente de Medicina
Última alteração: 2018-10-12
Resumo
INTRODUÇÃO: As demências são doenças crônico-degenerativas que cursam com a perda de memória associadas à no mínimo mais uma deficiência cognitiva. Para compreender melhor a associação entre as demências em especial a doença de Alzheimer,foram realizadas oficinas a fim de obter a aprendizagem teórico-prático sobre os instrumentos de screening de demências. OBJETIVOS: Apresentar um relato de experiência sobre a construção de oficina como ferramenta metodológica de pesquisa da doença de Alzheimer. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Participam das oficinas 3 docentes, sendo um médico Psiquiatra, um médico Neurologista e um Bioquímico e cinco discentes do curso de medicina. A primeira etapa das oficinas consistiu na fase de contextualização em seguida treinamento na aplicação do instrumento de avaliação das funções cognitivas por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e na discussão sobre metodologias utilizadas em experimentos com propósitos semelhantes e possíveis ajustes em nosso projeto. A aquisição do conhecimento sobre doenças demenciais e o processo de coleta de dados, que se baseia na avaliação médica do paciente, diagnóstico de doença demencial, realização do MEEM. O grande desafio encontrado na construção da oficina foi de ajustar a logística de treinamento para melhor preservar o paciente em estudo e garantir o desenvolvimento do aprendizado continuado nos discente, visto que a proposta metodológica coloca-os como agentes ativos da construção do conhecimento teórico e também prático a medida que parte da oficina se deu no Asilo São Vicente de Paulo com aplicação do instrumentos mini mental e conversas com a equipe de enfermagem e cuidadores para garantir a distinção adequada entre os transtornos demenciais e assim traçar junto a equipe médica a melhor estratégia terapêutica. RESULTADOS: Dentre os resultados alcançadospode-se destacar a descoberta de possibilidades: de novas abordagens de ensino; de execução de ensino integrado; de geração de ambiente de trabalho em equipe; de tratamento interdisciplinar dos conteúdos, partindo de situações reais e concretas; de desenvolvimento de atitudes críticas e científicas; de articulação entre teoria e prática, de reflexões feitas à luz de pressupostos teóricos com base na teoria discutidas nas reuniões e de discussões sobre metodologias de pesquisas com propósitos semelhantes. CONCLUSÕES: O processo da aprendizagem não se confunde com o da produção científica, mas deve antecedê-lo necessariamente. O aprendizado da ciência leva à compreensão de sua gênese e do processo histórico que a justifica e explicita o seu estatuto de cientificidade. As oficinas uma vez sendo responsáveis por produção dialógica, podem gerar ricas produções discursivas e são responsáveis pela construção do conhecimento entre acadêmicos e docente.
Palavras-chave
Oficina Pedagógica, Ensino Médico, Demência
Referências
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