Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE OPORTUNIZADA PELO TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO PET-SAÚDE
João Vitor Andrade, Laricia D’lazari Souza Soares, Fernanda Luciana Moreira Barbosa

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


INTRODUÇÃO: com a instituição dos princípios da integralidade, equidade e universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS)1, foram necessárias mudanças, que exigiram não só uma reestruturação das instituições e estabelecimentos da área da saúde, através da organização e articulação entre os serviços, como também a reformulação do trabalho e da formação, visando ações multiprofissionais em saúde2. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)3, a fim de articular ensino-serviço-comunidade e consolidar o trabalho interprofissional, objetiva um diálogo entre a comunidade, profissionais, discentes e docentes da área da saúde para atender às demandas do SUS. OBJETIVO: relatar as atividades para a articulação ensino-serviço-comunidade desenvolvidas pelo PET-Saúde no biênio 2016/2017 na cidade de Viçosa, Minas Gerais. MÉTODO: ocorreram sete fases, sendo estas: delineamento e fundamentação teórica sobre a Rede de Atenção à Saúde (RAS)4; vivências e visitas dos membros do PET-Saúde nos pontos da RAS; desenvolvimento de uma oficina sobre o funcionamento da RAS; análise e reestruturação dos objetivos do PET-Saúde; desenvolvimento de materiais didáticos sobre a RAS; apresentação dos materiais didáticos à indivíduos vinculados ao ensino, ao serviço ou à comunidade e que não eram membros do PET-Saúde, e pôr fim à  o desenvolvimento de um relatório sobre as atividades desenvolvidas pelo PET-Saúde nestes dois anos.  RESULTADOS E DISCUSSÕES: o PET-Saúde conseguiu estruturar uma disciplina sobre o SUS, integrando cinco cursos da área da saúde, consegui um diálogo mais efetivo entre ensino-serviço-comunidade em Viçosa e até propôs o planejamento e estruturação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).  Ademais, com à aproximação dos diferentes atores, tem-se um diálogo efetivo entre todas as partes envolvidas na conjuntura da saúde o PET-Saúde, propiciando o alcance de resultados exitosos, denotando a importância de suas ações. CONCLUSÃO: O PET-Saúde, pela integração ensino-serviço-comunidade buscou diálogos com o intuito de reestruturar a da formação em saúde e a práxis necessária ao SUS, qualificando o trabalho interdisciplinar e a assistência à saúde da população.


Palavras-chave


Interdisciplinar; Relações Interinstitucionais; Relações Comunidade-Instituição

Referências


  1. Brasil. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. [Acesso em 25 set 2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm, e o Decreto 7508/11, de 28 de junho de 2011 que dispõe sobre a organização do SUS.
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no. 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União 05, mar 2010; Seção 1.
  3. Anjos Filho NC, Souza AMP. A percepção sobre o trabalho em equipe multiprofissional dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial em Salvador, Bahia, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2017, 21 (60): 63-76.  [Acesso em 25 set 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141432832017000100063&script=sci_abstr act&tlng=pt
  4. Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Belo Horizonte: Escola de Saúde Pública de Minas Gerais; 2009.