Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Este trabalho foi elaborado por meio da constatação da carência de alunos e professores em utilizar o computador e os recursos tecnológicos como ferramenta de apoio pedagógico no ambiente escolar. A necessidade que as escolas têm em utilizar a informática de maneira adequada é perceptível, e é indiscutível como ela se faz necessária, visto que está, apresenta grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas, tanto para alunos quanto para educadores que estejam aptos a lidar com as rápidas mudanças. O ensino não pode ficar aquém das mudanças tecnológicas em que o mundo vem passando. É dever do educador enfrentar e vencer os modelos educacionais que podem melhorar a maneira de aprender, objetivando formar pessoas críticas e preparadas para a sociedade do conhecimento. Logo, é fundamental que o professor tenha o conhecimento adequado para utilizar as ferramentas na sua prática pedagógica, por isso é de suma importância à formação desses professores. Autores como Valente (1993), Moran (2011), Sousa (2009) Almeida (1987), destacam a importância da informática no processo de ensino e aprendizagem, já em algumas pesquisas desses mesmos autores, revelam que a maioria das escolas não utiliza o computador como ferramenta mediadora no processo de ensino aprendizagem. Alguns projetos como o EDUCOM - Educar com computadores (primeiro programa de informática na educação do Brasil) foi implantado com a finalidade de realizar pesquisa multidisciplinar e capacitar recursos humanos para subsidiar a decisão de informatização da educação pública brasileira (EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2014). Em 1987 foi feita a elaboração do Programa de Ação Imediata em Informática para Educação, que criou dois projetos, o Projeto Formar: formação de recursos humanos, e Projeto Cied: implantação de Centros de Informática e Educação, e o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) criado em 1997, que teve por objetivo promover o uso pedagógico da ferramenta na educação. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Já o projeto MINERVA (Meios Informáticos No Ensino – Racionalização, Valorização, Atualização) que atuou entre 1985 e 1994, tinha como missão introduzir o computador no sistema de ensino não superior com o objetivo de abranger o ensino das TIC nos planos curriculares, promover o uso das TIC como meios auxiliares de ensino das outras disciplinas escolares e desenvolver orientadores, formadores e professores. Nota-se que vários projetos foram criados de forma a incentivar as novas práticas pedagógicas por meio do uso das TIC, entretanto, a mudança só se efetivará quando houver uma ação conjunta de todos os setores envolvido no processo educacional, visando à efetivação do ensina aprendizagem. Sendo assim, este artigo apresenta uma proposta de formação docente online com o uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) - Moodle, de forma que professores possam utilizar-se dos recursos presentes na ferramenta em suas práticas diárias em sala de aula, como complemento ao ensino presencial. A capacitação, intitulada “Uso da plataforma “moodle” como suporte as atividades de ensino e aprendizagem” tem como objetivo contemplar a utilização da plataforma “moodle” além de explorar todas as suas potencialidades pedagógicas e interdisciplinares na formação do futuro professor de TIC. A capacitação será realizada ao longo de 40 horas, tendo em média, cinco encontros presenciais divididos em módulos cujo público alvo são os educadores de ensino a nível fundamental ou médio. O curso será divido em módulos, sendo o I com a missão de apresentar uma análise das potencialidades do ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem “Moodle”, propiciando mediante a apresentação ilustrativa do ambiente livre, sobre suas potencialidades, características, formação, componentes e conteúdos. Já o objetivo do módulo II é permitir os diálogos e ações dos conteúdos e perspectivas, que contribuem para o desenvolvimento de estruturas cognitivas flexíveis, possibilitando o entendimento dos conceitos e temas apresentados. No módulo III espera-se que os integrantes da proposta desta formação, estejam aptos a manusear a ferramenta apresentada, aprimorando o uso de tecnologias computacionais, adquirindo formas diferenciadas de trabalho e de atualização relacionando teoria e prática, por fim, no módulo IV, um treinamento visando a utilização das ferramentas de apresentação de slides “power point” e o processador de texto “word”, como suporte para as atividades em sala de aula. O projeto apresentado não se trata de uma proposta exclusiva, já existe disponível vários acervos e literaturas acadêmicas especializadas sobre o assunto. No entanto, ressalta-se a importância em apresentar uma argumentação num contexto mais aprofundado do tema, embasamento e de análise sobre o processo de inclusão de tecnologias computacionais no processo pedagógico, enfatizando o ensino curricular com vista no ensino-aprendizagem. Por meio do levantamento bibliográfico foi possível perceber que a informática tornou-se uma das principais ferramentas de formação e capacitação que vem beneficiando o desempenho do trabalho de muitos professores. Neste universo, o projeto "O uso da plataforma “moodle” como suporte as atividades de ensino e aprendizagem", o professor poderá sumarizar novas aprendizagens, conhecer novos métodos de aprendizagem e, por fim, repensar a sua prática de ensino buscando novas alternativas e aliá-las à suas aulas. Espera-se, assim, que o curso de capacitação propicie novos conhecimentos e novas metodologias de ensino, utilizando-se dos recursos computacionais, como por exemplo, a plataforma “moodle”.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, F. J. de. (Org.). Educação e Informática: os computadores na escola. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, vol. 19. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.
MORAN. J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/novas%20tecnologiase%20o%20re-encantamento%20do%20 mundo.pdf.> Acesso em: 19 de fevereiro de 2018.
SOUSA. E. S. C. Políticas Educacionais e Educação Tecnológica. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES “DIFERENÇA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO”. IV. 2009. João Pessoa-PB. UFMG. Ambiente Moodle. Disponível em: <http://www.ufmg.br/ead/site/index.php/f-a-q/ead/323-o-que-e-a-plataforma-deambiente-virtual-de-aprendizagem-moodle>. Acesso em: 22 de abril de 2018.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. In: Valente, J. A. (org). Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993.