Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS A CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROJETO DE EXTENSÃO “DEMANDAS ESCOLARES”
Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Objetivo Geral: Atender às demandas e necessidades no que se refere às relações entre ensino e aprendizagem pelas escolas públicas estaduais de Ubá/MG, tendo como foco as múltiplas dimensões da produção do fracasso escolar (pedagógica, psicológica, social, econômica, política, etc), bem como as questões atuais presentes no contexto escolar e que também interferem nessa relação (violência/bullying, sexualidade, inclusão, drogas, dificuldades na alfabetização, relações familiares complexas, deficiências e síndromes específicas). Objetivo específico: Realizar atendimentos individuais para atender às demandas específicas de aprendizagem de alunos/as da rede estadual de Ubá/MG, com prioridade para as escolas parceiras (aquelas nas quais já estabelecemos parceria de estágio e com as quais temos realizado um trabalho mais efetivo e constante). Materiais e Métodos: Utilizaremos no decorrer deste trabalho desde atividades mais formais relacionadas à produção escrita ou leitura até atividades mais lúdicas, envolvendo jogos, brincadeiras, leitura e encenação de histórias, etc. Resultados e Discussão: Entendemos que a aprendizagem dos/as alunos/as atendidos/as pelo Projeto alcançará avanços significativos em função do fato de os/as mesmos/as serem atendidos em suas particularidades e de essas atividades serem planejadas de acordo com as suas necessidades individualizadas.


Palavras-chave


Psicologia; Aprendizagem; Demandas Escolares

Referências


SMITH, Corinne; STRICK, Lisa (Ors). Dificuldades de aprendizagem de a-z: guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Penso, 2002.