Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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Avaliação de desempenho: Uma ferramenta estratégica para a mensuração das contribuições dos colaboradores
Romário Machado Ferreira, léo Martins Sampaio

Última alteração: 2018-10-12

Resumo


Introdução: A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar as contribuições de cada pessoa ou de uma equipe, em função das atividades que desenvolve, das metas e dos resultados a serem alcançados, das competências que oferece e do potencial de desenvolvimento. O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns modelos de avaliação de desempenho encontrados na literatura do autor Idalberto Chiavenato. Por conseguinte, averiguamos em diversas leituras que há abundantes técnicas aprimoradas para mensurar as contribuições de cada colaborador, sendo elas: autoavaliação de desempenho; avaliação 90°; avaliação 180° e avaliação 360°.

Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado.

Resultado: A autoavaliação é o processo em que o colaborador avalia o seu próprio desempenho, tomando como base algumas referências padronizadas sobre sua descrição de cargo. Deste modo, faz com que algumas inferências não venham prejudicar o processo. Já a avaliação 90° é o método no qual o gerente ou executivo como responsável pela gestão de pessoas e a responsabilidade de linha, avalia o desempenho de pessoal, utilizando de recursos, meios, e critérios para que a avaliação possa acontecer. Sendo assim, os gerentes e executivos da área de gestão de pessoas se posicionam com a função de staff, montando, acompanhando e controlando o sistema, enquanto, cada gerente de linha mantém sua autoridade de linha avaliando o trabalho. A avaliação 180°, se resulta de um entendimento entre gerente e colaborador, e não mais um ato de julgamento definitivo e superior a respeito do comportamento da pessoa. É quase uma negociação, no sentido de que ambos trocam ideias e informações, resultando no compromisso conjunto: O executivo proporciona todas as condições possíveis para o crescimento profissional do funcionário. O funcionário busca alcançar os objetivos e/ou resultados desejados para ambos. E pôr o último a avaliação 360°, o processo mais complexo da avaliação de desempenho, pois, envolve vários autores, como: os gerentes, os colegas e pares, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado em uma abrangência ampla e completa. Permitindo ao avaliador as precisão e a integralidade das visões, produzindo diferentes informações vindas de todos os lados.

Discussão: Deste modo, podemos afirmar que a avaliação de desempenho é de suma importância para que a organização venha a ter um olhar mais crítico sobre as práticas internas e sobre o desempenho de seus colaboradores. Ressaltando que os avaliadores de desempenho devem sempre estar atentos as recompensas (tangíveis e intangíveis), para aqueles talentos que atingirem os objetivos organizacionais. E para os que não atingirem os ideais da instituições, deve-se desenvolver e treinar, ou criar uma política de consequência, que visa a modelar o comportamento do sujeito na organização.


Palavras-chave


Avaliação de desempenho; Recompensas; políticas de consequências.