Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE UNIFAGOC

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COGNIÇÃO E SAÚDE: díade essencial para o aprimoramento de variáveis intervenientes positivas no desenvolvimento da aprendizagem
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, José de Alencar Ribeiro Neto, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2023-03-28

Resumo


Introdução: A cognição é decerto, um dos maiores pilares para a aquisição de conhecimentos. No âmago do processo de aprendizagem encontra-se como fundamental, visto que se concretiza em ações advindas das variáveis intervenientes que a compõem. Neste viés, ao se referir as várias situações apresentadas no desenvolvimento da aprendizagem, destaca-se neste estudo, entre elas, a percepção, atenção, memória, raciocínio, pensamento, linguagem, e em especial, motivação e crença positiva no aprendizado. A cognição se interliga a saúde de forma qualitativa quando é entendida e colocada em prática no exercício de processar informações transformando-as em conhecimento de forma saudável.  Objetivo: O presente ensaio objetiva salientar a importância do estudo e aprendizado da cognição alicerçada a saúde visando destacar a importância das variáveis intervenientes positivas no desenvolvimento da aprendizagem. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de livros e artigos referentes a temática, assim como, no estudo das variáveis intervenientes da cognição e o impacto apresentado na saúde e aprendizado. Resultados e discussão: A saúde apresenta como composições do seu estado o bem-estar físico, mental e social e quando corroborada de forma satisfatória a cognição, baseada no respeito e aquisição de conhecimentos de forma saudável gera vários benefícios ao aprendizado, primando pelo desenvolvimento humano de forma integral. As variáveis intervenientes da cognição estão interligadas a saúde durante todo o processo de formação dos conhecimentos. Deste modo, é imprescindível um olhar atento a esta construção sob a base de estratégias oportunizadoras do aprendizado significado, ancorado as crenças positivas no que concerne a potencialidade e aprendizado. A valorização das competências e habilidades individuais são fundamentais criando estratégias valorosas no ato de aprender, assim como, o reconhecimento das possíveis limitações neste processo para a melhor potencialização e minimização de intercorrências. Conclusão: Conclui-se que, em consonância as afirmativas explanadas, a construção de pensamentos baseados na crença do ser humano como único e especial, repleto de habilidades singulares a cada um, em uma representação positiva de si mesmo, gera motivação ao aprendizado de forma saudável, assim como, encorajamento para agir assertivamente frente as possíveis adversidades apresentadas no processo de aprendizagem. Sendo assim, conhecer, valorar e aprender a lidar positivamente com as variáveis intervenientes da cognição são impulsos a uma conjectura de aprendizado integrado a saúde, sendo estes, elos indissolúveis a promoção do desenvolvimento humano.

PALAVRAS-CHAVE

Cognição; Saúde; Variáveis intervenientes; Aprendizagem; Desenvolvimento Humano.