Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE UNIFAGOC

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A implantação de áreas aptas no sistema saúde voltadas para o atendimento da comunidade surda
Maria Luiza Vieira Cunha, Milena Viana Batista, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2023-03-28

Resumo


INTRODUÇÃO: A língua brasileira de sinais (LIBRAS), é com certeza uma das maiores promotoras da equidade social e educativa da comunidade surda, sendo reconhecida como a língua natural e oficial dos surdos em 24 de abril de 2002 a partir da Lei Federal de n° 10.436. Neste sentido, com o passar do tempo as pessoas começaram a desmistificar muitos dos mitos e crenças acerca da comunidade surda e começaram a estabelecer uma relação de maior respeito e aceitação com essa comunidade. Deste modo, algumas medidas de inclusão social das pessoas surdas foram trazidas a pauta. Visando uma realidade de inclusão e maior aceitação dessa comunidade, acredita-se que seja apropriado a implantação de áreas aptas no sistema de saúde voltadas para o atendimento destes cidadãos. OBJETIVO: Este estudo visa evidenciar a importância da implantação de áreas aptas no sistema de saúde para o cuidado com os surdos, proporcionando uma maior confiança da comunidade surda nos profissionais de saúde, impulsionando um aumento na procura das pessoas surdas pelo atendimento médico. METODOLOGIA: O método de pesquisa se baseia em uma fase de teste em que ocorre a implantação deste sistema em um hospital de referência por um determinado período, em que visa avaliar a satisfação da comunidade surda e a adaptação dos profissionais de saúde com esse novo sistema, verificando também se há o aumento significativo no percentual de atendimento desta comunidade. Adicionalmente, faz-se necessária a adição de uma nova disciplina como sendo obrigatória nos cursos da área da saúde, a LIBRAS, para que os profissionais ingressem no mercado de trabalho mais qualificados para atender as necessidades dessa comunidade que é tão mal assistida. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Diante disso, verifica-se que ainda há muito o que se discutir e o que se desmistificar, visto que as crenças e os mitos acerca da comunidade surda interferem na construção de um ambiente em ascendência à equidade social, onde todos são tratados dignamente e humanamente, onde os surdos consigam ser bem assistidos independentemente dos lugares onde busquem atendimento à saúde. Por conseguinte, espera-se que os pacientes surdos não deixem de recorrer ao auxilio profissional nas instituições de saúde, bem como assistências no geral, principalmente devido à entraves referentes à relação médico-paciente/ profissional-paciente que são prejudicadas devido à problemas na comunicação, visto que a maioria dos profissionais de saúde não possuem a LIBRAS no seu currículo. Adicionalmente, espera-se que com a implementação da LIBRAS como disciplina obrigatória nos cursos da área da saúde, os entraves relacionados à comunicação médico-paciente/ profissional-paciente sejam resolvidos. CONCLUSÃO: Em conclusão, diante das afirmações apresentadas acima, nota-se que se faz necessário uma melhora no que se refere à equidade social no que diz respeito às pessoas surdas, uma maior dignificação ao atendimento dessa comunidade e uma ampliação ao acesso à profissionais aptos para atendê-los, por isso, acredita-se que a implementação da LIBRAS como disciplina obrigatória na grade curricular de todos cursos da área da saúde proporcionaria um avanço significativo em busca de uma melhoria social para esta comunidade.

PALAVRAS CHAVES:

Implementação; Área da saúde; Saúde.