Última alteração: 2023-03-28
Resumo
Introdução: Na odontologia para haver um atendimento humanizado deve-se considerar como crucial o vínculo profissional-paciente. Cabe ao profissional entender o conceito de singularidade, compreendendo que cada paciente é único e possui sua individualidade, considerando que o bem-estar do mesmo e a forma que ele é tratado irá gerar uma sensação de acolhimento, satisfação e qualidade à assistência prestada, estimulando a promoção à saúde. Outro fator relevante é a consolidação da aliança entre equipe e paciente que acarreta em uma cooperação mútua do começo até a finalização do tratamento odontológico. Objetivo: O presente ensaio objetiva salientar a importância da construção de uma relação humanizada com base no acolhimento e empatia, pois, um atendimento profissional envolve diversos quesitos que vai além do conhecimento técnico como, aparatos comportamentais e sentimentais que acabam sendo um fator que colabora para o entendimento das experiências internas do paciente dentro do consultório. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica. Foram utilizados artigos publicados sobre a temática do estudo para obtenção dos resultados contemplando os objetivos, visando à importância do atendimento humanizado na consulta clínica e o aperfeiçoamento de um fenômeno social, valores éticos e formação do profissional, sendo importante na condição de saúde prestada para todos. Resultados e discussão: Frente à revisão bibliográfica com base na análise dos artigos da literatura pesquisada, observa-se que a humanização do atendimento nos serviços de saúde deve dar ênfase ao respeito afetivo ao outro além de melhorar e valorizar a qualidade de vida. O paciente julga como qualidade do atendimento odontológico os aspectos pessoais mais que a competência técnica propriamente dita do profissional. Neste contexto a empatia faz com que profissional conheça as expectativas dos pacientes a respeito do atendimento, proporcionando ao cirurgião dentista a oportunidade de poder adaptar sua atividade, às necessidades do paciente, influenciando totalmente na melhoria da qualidade do atendimento e no melhor relacionamento de ambos. Quando se emprega o conceito de humanização na área da saúde cria-se prontamente a ideia de descentralização do atendimento e na necessidade de um atendimento mais justo e humano com foco nos pacientes que precisam de ajuda, cuidado ou atenção. A implantação de novos modelos de atendimentos, visando o respeito à vida, o ser humano, sua autonomia e dignidade são extremamente necessários. Os pacientes almejam profissionais capacitados, mas também querem que eles coloquem em prática o aspecto humano nas relações sociais. É de suma importância que o paciente tenha confiança e colabore positivamente para a efetividade e resolução dos processos terapêuticos. Conclusão: Conclui-se que, em consonância as afirmativas explanadas o acolhimento e a empatia são as chaves para criar-se vínculo entre o cuidador e o ser cuidado. Para isso, é necessário o diálogo, respeito da opinião e queixas do paciente, sendo capaz de entender o que a odontologia é para ele, a fim de que as ações de saúde sejam determinantes e eficientes. No processo de ensino/aprendizagem cabe aos cursos de graduação em Odontologia colocar em ação as qualidades humanitárias de seus alunos, como por exemplo, a inclusão de projetos, treinamento de habilidades voltadas ao aprimoramento de práticas e vivências da valorização da relação profissional/paciente.
PALAVRAS-CHAVE
Atendimento Humanizado; Odontologia; Saúde; Empatia; Vínculo.