Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, I Mostra de Trabalhos Científicos em Saúde UNIFAGOC

Tamanho da fonte: 
CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: importante díade rumo a formação de cidadãos proativos a partir do estudo ao respeito a biodiversidade no Ensino Fundamental
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2022-02-02

Resumo


Introdução: O ensino de Ciências no Ensino Fundamental é imprescindível, visto que apresenta métodos, linguagem e conteúdos específicos visando a promoção da formação integral do cidadão, como ser capacitado e atuante, sendo corresponsável por vezes, por intervenções na sociedade. Contudo, frente a esta afirmativa, são necessárias pesquisas para averiguar se o Ensino de Ciências conduz a formação de cidadãos proativos. Objetivo: O presente ensaio tem por objetivo investigar sobre o viés teórico, os impactos do ensino de Ciências, na temática desenvolvimento e reprodução de animais, como instrumento pedagógico de favorecimento à construção de conhecimentos que oportunizem a formação de cidadãos proativos socialmente, respeitando a biodiversidade e o meio ambiente através dos ensinamentos escolares. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica amparada ao estudo de Ciências, alicerçados aos conhecimentos possíveis a serem condutores de engajamento social e proatividade. Resultados e discussão: Abordando a temática que envolve uma questão socialmente relevante, o ensino de Ciências e a organização do trabalho pedagógico foram referenciados teoricamente no que diversos autores estudaram sobre este fenômeno, bem como sobre o que estes, abordam sobre o Ensino Fundamental, assunto ainda pouco discutido frente à sua importância. Ainda, discorrem-se, neste ensaio, aportado em respectivas obras de estudiosos acerca desta questão, a relação ensino de Ciências na temática desenvolvimento e reprodução de animais e potencialização de alunos do Ensino Fundamental por meio do respeito a biodiversidade e impulso a proatividade. Conclusão: Conclui-se que, de acordo, com os estudos realizados, o Ensino de Ciências no viés do desenvolvimento e reprodução de animais é de suma importância, sendo a organização do trabalho pedagógico uma estratégia de potencialização aos alunos do Ensino Fundamental a efetivarem ações proativas e respeito a biodiversidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ciências, educação e formação de cidadãos proativos.