Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, I Mostra de Trabalhos Científicos em Saúde UNIFAGOC

Tamanho da fonte: 
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Introdução: O ensino da zoologia dos vertebrados é de suma importância para a compreensão do desenvolvimento de uma espécie, pois analisa as características extrínsecas e intrínsecas e como essas possuem relação no modo de vida, nos tipos de reprodução, na alimentação, dentre outros. Objetivo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a forma de trabalho do ensino da zoologia dos vertebrados nas escolas de ensino fundamental. Metodologia: As diferentes formas de metodologias adotadas nas escolas são muito importantes para o processo de ensino-aprendizado, porém é necessário o estudo sistematizado das mesmas para melhor compreensão para melhor adequação por parte doente. Para a coleta de dados dessa pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico, por meio de seleção de leitura seletiva, tentando selecionar as informações fundamentais, ou seja, escolhendo o material que realmente interessa à pesquisa, por meio de artigos científicos, periódicos, livros, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos de pós-graduação. Resultados e discussão: O ensino de ciências no ensino fundamental busca a integração os conteúdos disciplinares, ou seja, a interdisciplinaridade, contribuindo para o melhor aprendizado dos estudantes, possibilitando o aprender e compreender a relação entre as diferentes formas de vida, processos e ambientes, analisando os problemas em que a humanidade vem enfrentando em relação ao homem e a natureza, incentivando-os a refletir sobre as ações e contradições da sociedade em relação a si própria e ao ambiente em que se encontra. Conclusão: Conluí-se que a grande demanda por recursos didáticos, que tornem as aulas de zoologia mais dinâmicas, deixa alguns docentes desmotivados durante seu trabalho, tornando esses profissionais mais restritos a trabalhar seus conteúdos, o que acaba distanciando os assuntos abordados da realidade dos estudantes, interferindo no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Zoologia dos vertebrados. Escolas de ensino fundamental. Estratégias metodológicas inovadoras.